Estudantes de Direito receberam equipe do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Direito receberam equipe do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania

No dia 23 de junho, os estudantes da disciplina de Prática Jurídica Civil I, do Curso de Direito da Unijuí - Campus Ijuí, receberam a equipe de conciliadores/mediadores do CEJUSC/IJUÍ - Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, para exposição das metodologias de conciliação e mediação aplicados nos tribunais do país. 

Conforme a Resolução nº 125 de CNJ, o artigo 165 do CPC e o artigo 24 da Lei de Mediação, os CEJUCs tornaram-se responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação, pré-processuais e processuais, e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. 

                    

Em Ijuí o órgão é coordenado pela Juíza Dra. Maria Luiza Polo Gaspary, com apoio da Oficial Escrevente Secretária do CEJUSC, Liane Bernardo Brencke, uma das painelistas da noite, e de uma estagiária. Além disso, integram a equipe da nossa comarca 8 conciliadores, sendo 4 servidores da justiça, e ainda 20 mediadores (regime voluntario).

Foi realizada, na ocasião, uma sessão de mediação simulada, com a participação de dois alunos, Juarez Hedlund de Souza e Maurício Fontana Filho, que fizeram o papel de advogados. Esta prática ocorre em sigilo, não podendo ser acompanhada por estudantes no dia-a-dia. Ocasião em que os alunos puderam vivencia-lá, observando a metodologia aplicada.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.