Índice de Confiança do Empresário Varejista: instrumento para medir o nível de otimismo da economia de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Índice de Confiança do Empresário Varejista: instrumento para medir o nível de otimismo da economia de Ijuí

Com o objetivo de indicar o nível de otimismo da economia local, Ijuí possui um novo indicador econômico: o ICEV - Índice de Confiança do Empresário Varejista. Este índice será publicado de forma periódica pelo LEA - Laboratório de Economia Aplicada e pelo Laboratório de Gestão, ligados ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) e conta com a parceria do Sindilojas. 

O índice foi detalhado em encontro na manhã desta sexta-feira, 9 de junho, em um café da manhã com empresários, poder público e imprensa da cidade, no auditório do Sindilojas. 

                          

O ICEV - Índice de Confiança do Empresário Varejista de Ijuí, é um indicador de antecedência e seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade e otimismo de uma economia e/ou região. Para a composição do índice considera-se o sentimento das pessoas por meio de seis questões, que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras da empresa, do setor de atividade (segmento) do respondente e da economia brasileira de forma geral. Depois de serem obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança, sendo que um número inferior a 50 pontos indica pessimismo e superior a 50, otimismo. 

Para o primeiro boletim do Índice, que foi divulgado neste encontro com a imprensa e o empresariado, foram entrevistadas 301 empresas, apontando um ICEV de 60,6, o que representa um otimismo em relação ao nível de atividade econômica em Ijuí.

“O indicador procura representar o sentimento dos empresários varejistas em relação a três variáveis importantes: a situação atual da economia brasileira, a situação do setor em qual ele atua e a situação da própria empresa, e leva em conta as perspectivas futuras de acordo com esses três elementos. Isso nos permitirá entender um pouco sobre as decisões que os empresários poderão tomar nos negócios”, observa o professor da Unijuí, José Valdemir Muenchen, um dos organizadores do Índice. 

Confira os detalhes do Índice na página: http://www.projetos.unijui.edu.br/economia/


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.