Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Bacharelado)

Aula inaugural do curso de Educação Física aborda as diferenças do ensino na área no Brasil e no Uruguai

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu, nessa quinta-feira, a sua aula inaugural. A atividade foi realizada no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e contou com a participação de estudantes da graduação e professores do curso, além do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio. 

A aula inaugural teve a presença das docentes Cecilia Ruegger Otermin e Ana Torrón Preobranyenski, que atuam como professoras adjuntas do Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales, do Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República, no Uruguai. Elas ministraram palestras aos acadêmicos abordando as diversas diferenças existentes no ensino da área entre os dois países, como funciona o ensino da Educação Física no Uruguai e todas as particularidades que envolvem a formação no ensino superior no país 

Um dos temas abordados foi sobre “Um Panorama da Educação Física Escolar no Uruguai: Avanços, Desafios e Perspectivas”, que foi conduzido pela professora Cecília. O outro tema foi “Pelas Águas Charruas: Um Olhar Sobre as Práticas Aquáticas na Cultura e Profissão no Uruguai”, detalhado pela professora Ana. 

Conforme a coordenadora do curso de Educação Física da Unijuí, professora Eloísa Bohrer, a aula inaugural é um momento importante que abre o ano aos estudantes, com muito aprendizado e experiências significativas. “A aula inaugural é uma tradição na vida acadêmica. Um momento que tentamos trazer uma experiência diferenciada daquelas que temos no dia a dia das aulas. Neste ano, buscamos realizá-la em um espaço diferente e com profissionais que não há a possibilidade de ter um contato tão recorrente, como as professoras convidadas”, ressalta. 

Já o vice-reitor, professor Daniel Baggio, deu as boas-vindas aos estudantes para o semestre e enalteceu a proposta do curso em trazer pessoas de fora do país e a internacionalização.  “Desejo um ótimo semestre a todos os estudantes, e que seja um ano de muito aprendizado, com todos vindo com força para estimular nosso curso e contribuir com a sociedade ao longo do tempo, o que é muito importante”, completa. 


Curso de Educação Física da Unijuí oferta estrutura ampla e formação qualificada aos estudantes

Com uma estrutura completa que permite que o estudante desenvolva competências e habilidades teóricas e práticas, o curso de Educação Física da Unijuí é a opção certa para as pessoas interessadas por assuntos relacionados à saúde, atividade física e qualidade de vida, e que estejam dispostas a conhecer e aprender diferentes práticas corporais. 

A formação em Educação Física tem ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular até o dia 19 de fevereiro.  

Com cinco anos de duração, o curso é ofertado nos campi de Santa Rosa e Ijuí, no turno da noite, e desdobra-se em duas etapas, sendo uma a Etapa Comum, focada na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física, e outra etapa Específica, que aborda saberes específicos do bacharelado ou da licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso. Cada etapa corresponde a 50% da carga horária total da graduação. 

No bacharelado, o estudante aprende a atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, entre outras áreas. Já na licenciatura, o foco é em preparar os acadêmicos para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, na sua carreira e na sua área de atuação, no ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, em instituições educacionais não-formais. 

A coordenadora do curso,  professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, destaca que o curso possui diferenciais que possibilitam uma formação completa. Segundo ela, a Universidade oferece aos estudantes uma infraestrutura que permite desenvolver conhecimentos teóricos e práticos desde o início da graduação. “Nossos espaços são amplos e diversificados. Possuímos ginásio de esportes, salas para práticas expressivas, musculação e ginástica, pista de atletismo, campo de futebol, laboratórios completos de anatomia e fisiologia. Outro diferencial é que temos um acervo bibliográfico extenso, garantindo um conhecimento amplo da área durante o curso”, ressalta. 

A docente comenta que outro diferencial é que o curso possibilita a inserção em estágios remunerados. “O curso da Unijuí é referência para muitas empresas que estão buscando estagiários, então é uma forma de eles ingressarem no mercado já enquanto graduandos. Outro caminho que o estudante pode se aventurar é na área de pesquisa e extensão, em projetos em que o curso atua, além disso é possível participar de grupos de estudo vinculados ao mestrado e doutorado”, completa. 




Diferentes ações marcaram 2023 no Laboratório de Atividades Físicas do campus Santa Rosa

Mais de 300 atendimentos foram realizados, no último ano, pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí - campus Santa Rosa. O espaço desenvolve o circuito funcional para os usuários e também realiza atividades de ginástica laboral para os funcionários do campus. 

Além disso, segundo a responsável técnica, Vanessa do Nascimento dos Santos, no último ano outras atividades marcaram o Laboratório, como a realização de uma roda de conversa trabalhando a educação em saúde. “Também participamos de eventos, como a corrida do Sesi, onde realizamos a aferição da pressão arterial e frequência cardíaca de quem estava prestigiando o evento, assim como dos atletas. Participamos de uma ação de promoção à saúde nas escolas, com a temática “Atividade física e saúde”, e do Profissional do Futuro, evento promovido pela Unijuí em que o Laboratório planejou e organizou o circuito de atividades desenvolvidas no campus”, destacou. 

Outro destaque do ano foi a participação na ação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, onde a equipe  realizou atividades de alongamento e com música aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Afapene) e da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), todos de Santa Rosa, na Praça da Bandeira. 

Conforme destaca Vanessa, no Laboratório os acadêmicos de Educação Física estão em pleno processo de aprendizagem e podendo colocar em prática o conhecimento teórico aprendido no decorrer da graduação. “O Laboratório é um espaço que oportuniza ao acadêmico ter a experiência em todas as áreas, entendendo desde a aplicação da avaliação física até a prescrição, acompanhamento e instrução dos usuários nos exercícios. Todos esses processos são realizados com a supervisão da técnica responsável, preparando-o para desenvolver sua profissão de forma eficiente”, completou.

Para a comunidade de Santa Rosa, como aponta, o Laboratório é um espaço para que o usuário possa realizar exercícios físicos em prol de sua saúde e qualidade de vida, além de ser um local que possibilita a socialização entre o grupo de praticantes, resultando, assim, na formação de vínculos e amizades.


Laboratório de Atividades Físicas do campus Ijuí tem ano marcado pela ampliação de modalidade e atendimento inclusivo

O Laboratório de Atividades Físicas e Promoção da Saúde da Unijuí - campus Ijuí conseguiu dar continuidade, neste ano, às atividades do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti/Unijuí) e aos atendimentos à comunidade em geral.

Entre os destaques de 2023, segundo a responsável técnica, Michele Santos da Rosa Basso, está a implementação de duas turmas da modalidade de funcional training para funcionários e acadêmicos da Universidade. Também foram realizados atendimentos na modalidade de musculação a um grupo de deficientes visuais e, quinzenalmente, realizadas atividades integrativas a um grupo de alunos da Apae, primando pela inclusão social. “Para se ter uma ideia, tivemos uma média mensal de 135 pessoas atendidas no Laboratório, sem contar as atividades externas, como as participações em eventos que realizamos”, explicou.

Como destaca Michele, o Laboratório tem sido um importante espaço de estágio aos acadêmicos de Educação Física, com inúmeras aprendizagens didáticas e pedagógicas, agregando vivências, experiências e conhecimentos à área de bacharelado. No local, atualmente, atuam três estagiários, sendo um deles na modalidade EaD. 

O Laboratório, no entanto, não tem sido necessário apenas aos estudantes. “O espaço já se faz importante para a comunidade local, e principalmente para o público da terceira idade que participa do projeto de extensão Piti/Unijuí, onde temos buscado integrar ações para além da prática regular da atividade física, incluindo momentos de ludicidade, confraternização e socialização. Este ano também recebemos um número significativo de funcionários da Unijuí, mostrando dentro da própria instituição o quanto tem sido investido para a ampliação de vínculos com a comunidade, através da prestação de um serviço de qualidade com um preço justo”, completou a responsável técnica, destacando que, para 2024, o objetivo é divulgar ainda mais as atividades desenvolvidas no Laboratório.


Professora da Unijuí compartilha em eventos as experiências dos Projetos Integradores do curso de Educação Física

Professora do curso de Educação Física da Unijuí, Fabiana Ritter Antunes participou, entre os dias 6 e 8 de dezembro, do IX Encontro Nacional das Licenciaturas, VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa de Residência Pedagógica, que teve como tema "Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re) construção das políticas educacionais". Os eventos aconteceram em Lajeado, junto à Universidade do Vale do Taquari, a Univates. 

A professora compartilhou o trabalho “Experiências dos Projetos Integradores no curso de Educação Física da Unijuí”, onde apresentou um relato docente sobre as aprendizagens adquiridas nas disciplinas de Projeto Integrador dos diferentes módulos do curso de Educação Física, a partir da reformulação curricular da Unijuí no ano de 2021. 

“Estas reflexões nos remetem a inquirir sobre a relação entre universidade e comunidade, bem como a tríade ensino, pesquisa e extensão, tão presente nos Projetos Integradores desta Instituição de Ensino Superior”, destacou a professora. 


Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/Unijuí promove diversas ações em alusão do Dia Mundial do Idoso

No dia 1º de outubro é comemorado anualmente o Dia Mundial do Idoso, em alusão a data, o Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/Unijuí, promoveu uma série de atividades durante todo o mês. 

No dia 10 de outubro, na Sede Acadêmica, aconteceu o 1º Torneio de Canastra em Dupla Feminino e outros jogos de mesa. No Laboratório de Estética, no dia 17, foi  realizado o 3º Encontro das Mulheres. Na tarde do dia 25, os participantes do PITI foram convidados para a 1ª Festa Temática, com o tema anos 60 e 70. A atividade contou com a apresentação da turma C71 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e participação do grupo de Envelhecimento Humano do Hospital Bom Pastor, entre outras atrações.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.