Semana Acadêmica de Educação Física - Campus Ijuí debateu experiências profissionais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana Acadêmica de Educação Física - Campus Ijuí debateu experiências profissionais

 
 

As quatro noites de palestras também foram marcadas por apresentações culturais.

A Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Unijuí de Ijuí foi realizada na última semana, com o propósito de discutir e refletir o fazer docente do profissional de educação física e as experiências profissionais dentro de diferentes campos de conhecimento da área. 

A primeira noite teve como foco o tema “Cultura e Sociedade: Dimensões Ético-Políticas da Intervenção da Educação Física”, com o Professor Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer como palestrante, e com a mediação dos acadêmicos e integrantes do Centro Acadêmico do Curso de Educação Física, Eliane da Silva e Diego Lorencena de Oliveira. 

Na segunda noite, a professora Drª Moane Marchesan Krug abordou o tema: “O uso de Exergames para Promover a Saúde”. Nesta noite, o público pôde contemplar como os videogames podem ser usados em beneficio da saúde. O Professor Ms. Luiz Loi foi o mediador da noite em que os acadêmicos do Curso de Educação Física da Unijuí de Santa Rosa, Juliedy Kupske e Régis Garcia da Rosa também falaram sobre o uso de tecnologias na intervenção profissional. 

Na terceira noite, o assunto em debate foi “Educação Física, Educação e Corporeidade: Configurações e Desafios na Atualidade” com a ministrante, professora Drª. Maria Simone Vione Schwengber e as mediadoras professora Ms. Lisiane Goettems, professora Ms. Carla dos Reis Rezer e Mestranda Caterine de Moura Brachtvogel.

A penúltima noite da Semana Acadêmica foi marcada pelo tema “Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar: A Imprescindível Participação dos Professores”, tendo como palestrante o professor Ms. Robson Machado Borges e mediadores o professor Ms. Gilmar Wiercinski e o professor Ms. Sérgio Roberto Santos. 

As quatro noites de palestras também foram marcadas por apresentações culturais. A Orquestra Escolar Paulo Rudi Schneider da EFA, o grupo de Dança da EFA, a Cia. Cadagy/Unijuí e a acadêmica Pollyanna Maria de Avila, com um musical, deram início à programação de cada data. 

A Semana Acadêmica ainda contou com duas oficinas realizadas na sexta-feira à noite e sábado de manhã: “Dança, Movimento e Expressão na Educação Física Escolar”, ministrada pela professora Eduarda Virginia Burckardt, que teve como público alvo os acadêmicos de Licenciatura. Já a oficina “Treinamento Funcional: Dimensões dos Conceitos”, ministrada pelo acadêmico Rafael de Souza Parolin, destinou-se aos acadêmicos do Bacharelado. 

Para o professor Paulo Carlan, coordenador do curso: “um dos desafios e apostas da sociedade contemporânea é o investimento na educação formal e aqui estamos falando da formação inicial do futuro profissional da educação física. Tanto o profissional de educação física que atua na escola, quanto o bacharel, também é convocado a assumir o compromisso e a responsabilidade na constituição de um sujeito que se aproprie de conhecimentos científicos e tenha uma prática crítica/reflexiva", observa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.