Alzheimer é tema de palestra para o PITI - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Alzheimer é tema de palestra para o PITI

 
 

O Alzheimer é a doença que mais acomete o envelhecimento, principalmente a partir dos 75 anos.

O Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI recebeu na manhã de ontem, 26/10, a fisioterapeuta e mestre em envelhecimento humano Ana Paula Pilatt. A especialista realizou uma palestra sobre o Alzheimer no Auditório da Sede Acadêmica para os alunos do PITI e também à comunidade.

O Alzheimer é a doença que mais acomete o envelhecimento, principalmente a partir dos 75 anos. Ela se apresenta como perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. O paciente diagnosticado pode recordar acontecimentos de anos, mas esquecer fatos recentes e ficam cada vez mais dependentes de outras pessoas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) cerca de 1,2 milhões de brasileiros possuem a doença. Apesar de não ter cura, a professora mostrou que existem meios de contornar a situação, ainda mais quando a doença é diagnosticada na fase inicial. Em sua palestra, Ana Paula também abordou os sintomas do Mal de Alzheimer, dicas de como conviver com alguém que tenha a doença, diagnóstico, entre outras informações. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.