Alunas de Educação Física realizam atividade de dança com o PITI - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Alunas de Educação Física realizam atividade de dança com o PITI

 
 

A atividade realizada pelas acadêmicas Lára Cristina Bóf Esgraier e Luana Weber Hartmann tem como intuito demostrar às pessoas que a dança sênior é mais uma opção para melhorar a qualidade de vida.

No dia 30 de novembro, acadêmicas do curso de Educação Física realizaram uma atividade com o grupo do PITI – Programa Integrado da Terceira Idade - da Unijuí, por meio do componente curricular Atividade Física e Promoção da Saúde II, ministrada pela professora Moane Marchesan Krug. 

A atividade realizada pelas acadêmicas Lára Cristina Bóf Esgraier e Luana Weber Hartmann tem como intuito demostrar às pessoas que a dança sênior é mais uma opção para melhorar a qualidade de vida, principalmente de pessoas idosas. Por ser uma atividade de baixa intensidade, com características recreativas e de integração, além de controlar o peso, a dança também auxilia no equilíbrio físico e mental, amplia a socialização e eleva a autoestima. 

A Dança Sênior está adaptada e sensibilizada para a linguagem corporal, emocional, espiritual, individual e coletiva dos idosos. As músicas e as danças resgatam o companheirismo, a paciência, a alegria e a comunicação da vida, ajudando o idoso a expressar suas emoções. 

Durante a atividade foi realizada uma experiência física, lúdica e social em grupo, para resgatar a consciência corporal das idosas e estimular a atenção, a memória, a lateralidade, o ritmo e a orientação espacial. As idosas então fizeram uma atividade de integração, usando movimentos simples que melhoram o equilíbrio em funções corriqueiras. 

Em uma segunda etapa, outra atividade foi proposta às idosas presentes: um exercício que busca um movimento lateralizado para aquecer os músculos e articulações. O exercício foi usado como preparação para a próxima atividade que ocorreu de uma forma mais intensa com as participantes sentadas. 

As idosas ainda fizeram a coreografia da conhecida Macarena, trabalhando membros superiores, inferiores e também toda a região do abdômen, de maneira leve e descontraída o que rendeu muitos sorrisos e uma vontade de ‘queremos mais’. Finalizando as atividades, foi aplicada uma música mais suave com a intenção de relaxamento. 

As alunas desenvolvedoras da atividade afirmam que os exercícios realizados foram um sucesso no que tange a socialização e o objetivo foi totalmente alcançado. Sendo assim, a dança é um auxiliar valioso na sustentação e/ou resgate da autonomia nas atividades diárias e melhora a qualidade de vida dos idosos. 

“Dançar, sorrir e deixar rolar. Sentir o som. Mexer seu corpo. Flutuar e deixar o coração levar. Dançar a dança da vida. Ser seu próprio par”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.