Campus Ijuí: Semana Acadêmica da Educação Física proporciona diversas atividades aos estudantes do curso - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Campus Ijuí: Semana Acadêmica da Educação Física proporciona diversas atividades aos estudantes do curso

A palestra “Preparação Esportiva – Treinador e Atleta” marcou a Semana Acadêmica do curso de Educação Física do Campus Ijuí, na noite desta terça-feira. Para falar sobre o tema, foi convidado o Prof. Doutor Elio Salvador Praia Carravetta, coordenador e preparador físico do S.C Internacional. O evento teve, ainda, a participação especial do ex-atleta de maratona Volmir Herbstrith, com mediação de Maiquel Dupont, estudante do curso.

            

Carravetta falou sobre a importância da prática esportiva, considerando esportes de participação e alto rendimento. “O esporte hoje é uma das ferramentas de educação e valorização da vida, onde se busca a integração e a superação do homem. Ele faz parte de um processo de civilização, é um fenômeno cultural, social, biológico, econômico, histórico e educacional”, complementou.

O palestrante também abordou a questão do treinamento desportivo, sua área de atuação em um dos maiores clubes de futebol de país e os princípios pedagógicos relacionados ao processo da formação de atletas. E ele afirmou que, por si só, a preparação física não existe no esporte. “Existe treinamento, tudo precisa estar integrado: técnica, tática, relacionamento. Não existe esta separação entre treinamento e preparação física hoje no futebol”, avalia.

A Semana Acadêmica

As atividades da Semana Acadêmica vão até a próxima sexta-feira, com o objetivo de proporcionar aos estudantes discussões sobre diversos temas da área. A programação, realizada pelo Centro Acadêmico do curso com o apoio do Núcleo de Eventos, acontece no auditório do Dceeng.

Na abertura da programação, na noite de segunda-feira, foi realizada a palestra Estágio na Formação Universitária Palestrantes, com o professor Mestre Cassiano Telles, doutorando em Educação pela UFSM, mediada pela Prof. Mestre Fabiana Ritter Antunes, doutoranda em Educação nas Ciências pela Unijuí. E a estudante Gabriele Panke Scheleski.

Próximas atividades

04/10 – Quarta-Feira 19h30min: Debate Acadêmico: Desafios do Educador Físico: Aproximação entre a Formação e a Atuação Profissional. Palestrantes: Prof. Doutor Paulo Carlan Prof. Mestre Cléia Rigolli Egressa Bacharel: Patricia Lazarotto Acadêmicos: Suelen Krein Robinson(licenciatura) e Maicon Rodrigues(bacharel) Local: Auditório do DCEEng

05/10 – Quinta-Feira= OFICINAS 19h30min:

Oficina 1: Dança: A arte na Contemporaneidade; Responsável: Prof. Gilson Luna, licenciado em dança pela UFBA. Mediador: Egressa Licenciatura Viviane Gonçalves Local: Sala dos Espelhos – Sede Acadêmica - UNIJUÍ

Oficina 2: Musculação: Abordagem Teórica/Prática sobre os erros mais comuns em academias Responsável: Prof. Saimon Mallmann Fonseca, bacharel em Educação Física pela UNIJUÍ Mediador: Acadêmico Carlos Augusto G. da Silva 06/10

– Sexta-Feira 19h30min: Confraternização EDF - Lanche Coletivo, - Reinauguração da Quadra Aberta; - Práticas Esportivas e Recreativas Evento Paralelo: Mostra de Livros da Editora Unijuí.

               


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.