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Educação Física (Bacharelado)

Estudantes de Educação Física participam de disciplina integrada com Universidades da América Latina

Apesar da pandemia, as possibilidades de intercâmbio na Unijuí não param. A Universidade se reinventou e, com instituições parceiras, expandiu ainda mais as barreiras da internacionalização, desta vez na modalidade online.

Prova de que estas parcerias vêm gerando ótimos resultados é a disciplina “Educação Física em Contextos Pedagógicos Latino-Americanos”, realizada em parceria entre os cursos de Educação Física da Unijuí, da Universidades UCM (Chile), da UFSCar (Brasil) e da UPC (Argentina). Semanalmente, às quartas-feiras, das 17h às 19h, acadêmicos e docentes dessas instituições interagem por meio de reflexões e debates, de modo online, sobre a Educação Física nesses três países.

“Trata-se de uma excelente oportunidade de experiência internacional que os acadêmicos da Unijuí são oportunizados, o que tem qualificado seus currículos. Os relatos dos participantes indicam uma ampliação tanto na compreensão sobre o universo da Educação Física, enquanto área de atuação profissional, quanto na visão de mundo a partir das peculiaridades culturais dos diferentes países”, explica o coordenador do curso de Educação Física da Unijuí nos campi Ijuí e Santa Rosa, professor Robson Machado Borges.

Para o futuro, outras disciplinas interdisciplinares entre as instituições, eventos acadêmicos e produções de pesquisas estão sendo planejadas pelos participantes.

 

Inscrições abertas

As inscrições para o intercâmbio virtual no segundo semestre já estão abertas e as vagas são para a Universidade Udelar, do Uruguai, para os cursos de Informação e Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Design, Ciências Sociais, Humanidades e Ciências da Educação, Administração, Educação Física e Direito.

Mais sobre as vagas: 

Universidad de la República, UDELAR, Uruguai: 

07/07/2021 - Informação e Comunicação

13/07/2021 - Arquitetura, Design e Urbanismo

13/07/2021 - Ciências Sociais

13/07/2021 - Humanidades e Ciências da Educação

16/07/2021 - Veterinária

28/07/2021 - Administração

30/07/2021 - Educação Física

04/08/2021 - Direito

 

 Envio da documentação e dúvidas: eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332-0329.

 

Requisitos:

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unijuí;

- Ter nota média aritmética de pelo menos 75 pontos;

- Ter cursado 20% dos créditos do seu curso;

- Ter bom conhecimento da língua espanhola.

 

Importante: As vagas de intercâmbio virtual serão preenchidas por ordem de chegada das candidaturas. Todas as candidaturas devem ser encaminhadas ao Escritório de Relações Internacionais, pelo e-mail eri@unijui.edu.br.

 

 


Bacharelado em Educação Física na Unijuí: contato com a prática desde o primeiro módulo

O curso de bacharelado em Educação Física da Unijuí, presente nos campi de Ijuí e Santa Rosa, na modalidade presencial, está ainda mais completo e dinâmico. Com um novo formato, o estudante é inserido ainda no primeiro módulo do curso  na vivência da prática profissional, através de um currículo dividido em módulos e competências. Além disso, o novo modelo de ensino propõe Projetos Integradores e disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, objetivando o desenvolvimento de habilidades específicas do estudante para o mercado de trabalho. 

“Entre os diferenciais dos cursos de Educação Física da Unijuí, a partir do novo currículo, destaca-se o saber da prática profissional, uma vez que a organização da nova proposta formativa ocorre com o foco nas competências da profissão”, destaca o coordenador do curso de Educação Física nos dois campi, professor Robson Machado Borges. Os Projetos Integradores são o grande diferencial dessa proposta curricular. “A partir de um tema gerador, o desafio dado aos acadêmicos é o de buscar demandas por parte da comunidade regional, como também idealizar soluções para elas. Essa ação é muito benéfica tanto para os estudantes quanto para a comunidade, tendo em vista que poderão qualificar ainda mais seus serviços com o apoio e a intervenção ativa dos alunos”, completa o coordenador.

O profissional formado no bacharelado em Educação Física da Unijuí está preparado para atuar em serviços do Serviços do Sistema Único de Saúde; com entidades do Sistema Nacional de Esporte e Lazer (Confederações, Federações, Coordenadorias de Esportes e Lazer); em academias de ginásticas, musculação, crossfit, pilates, dança, lutas, capoeira e treinamento funcional; pode atuar ainda com serviços de práticas corporais para prevenção e tratamento em grupos especiais; personal training; programas de esporte e lazer em instituições do Sistema S (SESC, SESI, SENAR); propostas no campo da saúde, educação e lazer em Organizações Não Governamentais; clubes esportivos (equipes profissionais e equipes amadoras); empreendimentos e serviços no campo do lazer: hotéis, spas, centros termais, navios, condomínios; na gestão e administração de empreendimento no campo das práticas corporais; em empresas e indústrias em programas de ginástica laboral e lazer corporativo; e em parques temáticos, parques de esportes na natureza.

Para saber mais sobre o curso de bacharelado em Educação Física, acesse link

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Estudantes do Campus Santa Rosa trocam experiências com profissionais de diversas modalidades de artes marciais

         

A disciplina de Lutas do curso de Educação Física da Unijuí - Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Fabiana Ritter Antunes oportunizou aos estudantes, nas aulas online pelo Google Meet, devido a pandemia, discussões para oportunizar troca de experiências com profissionais de algumas lutas e artes marciais, conforme definidos no Plano de Ensino do componente. A professora contou com o apoio de monitores na organização das atividades, os estudantes Clecio Antônio Szinvelski e Alisson Mateus Fabricio.

Inicialmente, a experiência com a Capoeira se deu em dois dias, por se tratar de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  A turma de lutas contou com a participação do Mestre de Capoeira, Marcelo Odestro Rodrigues, egresso do Curso de Educação Física da Unijuí e a acadêmica Suelen Carolina Dias Roth, nos dias 30 de abril e 7 de maio de 2020.

Já na semana seguinte, foi a vez da experiência com o Jiu Jitsu, facilitada pelo egresso do curso, Gesiel Carvalho da Cruz, também nos dias 14 e 21 de maio de 2020. No dia 28 de maio de 2020 foi a vez da experiência com a oficina de Kung Fu, realizada pelo acadêmico do curso, Leandro Natan Cabral Corrente.

Dando continuidade, nos dias 04 e 18 de junho, foi a experiência do Boxe, com a presença da Campeã Brasileira de Boxe, Gabrielle Sá, seu treinador e egresso do curso, Alexandre Savian e o profissional de Boxe, Maurício Peixoto Seffrin. Para encerrar as oficinas previstas para este 1º semestre de 2020, foi a vez do Judô, no dia 25 de junho, com o egresso do curso, Jean Veiga de Souza.

Nesse sentido a avaliação da Professora Fabiana é de que, mesmo com a pandemia e com a necessidade de adaptação das oficinas neste componente, os alunos do curso de Educação Física tiveram a oportunidade de discutir e conhecer o universo das Lutas e Artes Marciais na sociedade contemporânea.

Os estudantes também avaliaram positivamente as experiências: "importantíssimo levarmos as modalidades para todas as faixas etárias, nos adaptarmos com a característica dos alunos, com certeza teremos muitas possibilidades de trabalho", avalia José Vitor Correa da Silva Neto. "As aulas foram muito interessantes e de muito conhecimento, pelas  vivencias, algo que nos proporciona um conhecimento enorme", disse Wesley Henrique Klein.


Profissionais do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde de Ijuí visitam Laboratório de Santa Rosa

A visita ocorreu na tarde do dia 20 de maio, com o objetivo de conhecer o novo espaço físico do Laboratório, aproximar contatos com os professores e estagiários/bolsistas, além de planejar ações para este período de pandemia. Na oportunidade foi realizada uma explanação do funcionamento de ambos os Laboratórios. Estavam presentes nesse encontro os professores  Leopoldo Schonardie Filho, Julio Andreazza, Cléia Inês Dornelles, Moane Marchesan Krug, e as responsáveis técnicas dos Laboratórios, Michele Santos da Rosa Basso e Lídia Santos, além dos estagiários Mateus Martinelli da Veiga e Mateus Henrique Schmidt.

               


PITI realiza atividades de confraternização e elege nova diretoria

                   

Neste mês de novembro, o Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/UNIJUÍ, realizou uma série de atividade. No dia 21, ocorreu a comemoração dos “aniversariantes do segundo semestre”. Também, na oportunidade, ocorreu à eleição da nova Diretoria Interna do Programa para a gestão de 2020 e 2021, ficando constituída com os seguintes integrantes: Presidente - Lecir Elisabete Oliveira; Vice-Presidente – Maria de Fátima Scheifer; Secretárias – Sandra Santos e Bronilda Souza; Tersoureiros – Evanir Sartori e Elias Dahlke; Comissão Social – Ivone Beschorner, Maria Elena Stolz, Vera Atkinson e Zenaide Madke.

Já no dia 24 de novembro, foi realizada, no C.T.G Laureano de Medeiros, o tradicional “almoço de final de ano”, com apresentações de dança pelos integrantes do Programa. O evento contou com a presença do Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão o Prof. Dr. Fernando Jaime González, que falou em nome da Reitoria ressaltando a importância do PITI/UNIJUÍ para a Instituição.

Na oportunidade, o coordenador Geral do Programa, o Prof. Dr. Leopoldo Schonardie Filho, agradeceu a presença da Reitoria, a colaboração da Equipe Técnica chefiada pela Profª Michele Santos da Rosa Basso, os bolsista Mateus Jardel Dallabrida, Felipe Glitzenhirn Barriquello e Gabrieli Roncaglio. Também homenageou os membros fundadores do PITI/UNIJUI no ano de 1999, nas pessoas de: Ligia Eder, Leonilda Schiavo, Norma Weber, Alecinda Casaline, Elvira Basso e Iara Terezinha Von Groll. Por fim, o coordenador Geral agradeceu a Diretoria que está findando seu mandato na Presidência, do casal Nilda e Davi Pierine, que por quatro anos exerceu seu mandato com grande maestria e inovações. A Sra. Nilda Pierine agradeceu a todos os membros do PITI/UNIJUÍ, principalmente seus colaboradores diretos, brindou, com mimos, os membros colaboradores no período de sua gestão.

O Programa é um projeto de extensão do curso de Educação Física da UNIJUÍ que completou 20 anos em junho desse ano. Tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração social entre seus participantes, por meio de programas estruturados, visando melhorar a capacidade física e amenizar os efeitos provocados pelo processo de envelhecimento. Atualmente o programa conta com a participação, em média, de 120 integrantes, sendo 100 mulheres e 20 homens. 

O PITI irá efetuar, a partir do dia 17/12/2019, o período de recesso das atividades de final de ano e de férias. A data prevista para retorno é 03/02/2020.


Alunos de escolas de Ijuí recebem ensinamentos sobre segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental

                 

A disciplina de Atividades Aquáticas II, do curso de Educação Física da Unijuí, tem como uma das suas temáticas a relação do homem com a água, desenvolvendo competências e conhecimentos em relação aos cuidados, recomendações e técnicas para se usufruir dos espaços aquáticos em segurança, além de ter uma educação ambiental para sua preservação. Com o objetivo de disseminar informações da Disciplina, os estudantes de Educação Física, juntamente com estudantes de Ciências Biológicas, professores e representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), realizaram, em dois momentos desta semana, atividades para crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ijuí. Na terça-feira, o Projeto foi até a EFA e, nesta quinta, no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).

Denominado “Vamos a La Playa”, o projeto surgiu a partir de uma preocupação com o alto índice de afogamentos no país. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), indicam que, a cada minuto, um brasileiro morre afogado, colocando o Brasil no terceiro lugar mundial por mortes desse tipo. Além disso, 51% das mortes por afogamento são de crianças, na faixa de 1 a 9 anos de idade. Dessa forma, segundo um dos coordenadores da iniciativa, o professor Paulo Carlan, é importante a realização de trabalhos pedagógicos, na perspectiva da prevenção e segurança.

De forma didática e criativa, o Projeto levou ensinamentos básicos, capazes de conscientizar e até mesmo salvar a vida de crianças em ambientes aquáticos, assim como os devidos cuidados com a exposição ao sol, hidratação do corpo, cuidados com fauna e flora, os níveis de afogamento, significados das cores das bandeiras que orientam os banhistas, técnicas de reanimação cardiorrespiratória, por meio da massagem cardíaca, entre outras recomendações para a conscientização dos alunos.

Estiveram envolvidos os professores Paulo Carlan, Eloisa de Souza Borkenhagem Bohrer, Francesca Werner Ferreira e representantes da Aipan, entre eles Diego Coimbra e também Jaqueline Kempp, Júlia Stiebe Callai, Yan Antunes Hubert e Darlene da Veiga. O projeto contou ainda com parcerias da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí e Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Sinpro).


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