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Educação Física (Licenciatura)

Estudantes de Pedagogia e Educação Física têm prática de squash em academia de Santa Rosa

Na última quarta-feira, 31 de maio, acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia, integrantes da disciplina de Pedagogia do Esporte, participaram de uma atividade diferenciada na Academia Squash, em Santa Rosa. 

Recepcionados pelo proprietário, o professor de Educação Física Dionir Martins, os estudantes tiveram contato com o squash, um esporte baseado nos princípios do tênis. O jogo é disputado por dois jogadores ou eventualmente quatro, no caso de jogo em pares. Ele é disputado numa quadra fechada, com quatro paredes, sendo a traseira de vidro. Utilizando raquetes e uma bola oca de borracha, os jogadores alternam tacadas na parede frontal, que possui três linhas de marcação.

De acordo com o professor Paulo Carlan, que ministra a disciplina, durante a oficina o professor Dionir Martins explicou a origem e a história do esporte, mostrou como devem ser as posições do corpo e da raquete durante o jogo, quais são as regras, como se desenvolve a pontuação e mostrou as principais técnicas do jogo. 


TCC de Educação Física analisa as dificuldades que mulheres enfrentam ao ingressar nos esportes

Historicamente, é notória a desigualdade de gênero existente nos espaços esportivos. Mulheres que praticam esportes sofrem com estereótipos, frustrações, sexualização de sua imagem pela mídia e falta de incentivo, tanto financeiro quanto da sociedade como um todo. Foram esses os resultados obtidos pela egressa da Unijuí, Aline Ribeiro dos Santos, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido em dezembro de 2021.

Recém-graduada no curso de licenciatura em Educação Física, Aline elaborou sua monografia sobre o tema “Inserção das mulheres nas práticas corporais esportivas: um estudo de caso com uma ex-atleta amadora”. Ela utilizou como metodologia uma pesquisa descritiva interpretativa, com enfoque na narrativa de vida. Para isso, aplicou um questionário aberto a uma ex-atleta amadora e solicitou que ela escrevesse um relato sobre sua trajetória dentro do esporte.

Ao apresentar a narrativa de vida de uma mulher praticante de esportes e entrelaçar sua história com obras existentes sobre o gênero feminino, Aline tinha como objetivo compreender como se estabeleceu a relação do gênero com as práticas corporais esportivas na contemporaneidade, além de investigar a sexualização das mulheres nos esportes e a influência da mídia nessa questão.

A egressa relata que, para definir o tema de seu trabalho, levou em consideração que no campo da Educação Física ainda são poucos os estudos relacionados ao assunto. “A escolha ocorreu pela necessidade de aprofundarmos os conhecimentos sobre a história das mulheres, suas lutas, dificuldades e preconceitos enfrentados ao longo do tempo para conseguirem se inserir nas práticas corporais esportivas”, destaca Aline.

Através da pesquisa, Aline afirma que foi possível perceber que o processo histórico das práticas esportivas sempre foi narrado por homens e para homens. “Ao propor contar essas histórias na perspectiva feminina, mostrando as conquistas e todos os conflitos enfrentados, criamos um processo de reconhecimento de uma história que sempre esteve presente e foi deixada de lado, mas que precisa sim ser contada e estar em discussão dentro de todas as esferas da nossa sociedade”, ressalta a profissional de Educação Física.


Estudante de Educação Física promoveu formação continuada com professores para produção de TCC

Não foi por acaso que o acadêmico Clecio Antonio Szinvelski, do curso de licenciatura em Educação Física da Unijuí, escolheu para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o tema “Formação continuada de professores de Educação Física em tempos de pandemia: uma pesquisa-ação sobre metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação”. Ele explica que a realização dos Estágios Supervisionados, atividades desenvolvidas no meio acadêmico e o contato com docentes da Educação Básica lhe permitiram refletir acerca das interfaces que envolvem os paradigmas educacionais. 

“A partir desse processo, passei a identificar que os modelos tradicionais de ensino, centrados na transmissão de informações para um receptor passivo, não estão mais dando conta de suprir as necessidades impostas pela sociedade contemporânea. Logo, busquei promover um diálogo sobre práticas inovadoras de ensino, que consideram o aluno enquanto protagonista do processo de aprendizado, capaz de ‘aprender a aprender’”, explicou o estudante.

O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através de uma formação continuada, focada na pesquisa-ação. Um grupo de estudos foi formado por Clecio e sete professores de Educação Física de uma Coordenadoria Regional de Educação. A partir disso, foram estudados, durante 12 encontros, assuntos relacionados às metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Educação Física escolar. Pontualmente, os encontros foram realizados de setembro a dezembro de 2020, com frequência semanal e duração de 1h30 cada, através do Google Meet.

De acordo com o formando, a investigação permitiu constatar a possibilidade de transformação das compreensões de professores ao participar de uma pesquisa-ação. “A partir do processo de estudos desenvolvido nestes 12 encontros, todos os participantes se apropriaram de saberes sobre metodologias ativas e TICs, em um patamar que não possuíam antes da formação, inclusive utilizando esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, as manifestações dos professores no processo de formação continuada ilustram a ocorrência de uma ressignificação do fazer docente a partir do estudo e da utilização de metodologias ativas e TICs nas aulas de Educação Física escolar durante a pandemia”, explicou.

Após a formatura, Clecio pretende dar continuidade ao estudo acerca do tema, seguindo na linha de estudos colaborativos com professores, além de concluir o bacharelado em Educação Física. “Tenho também a expectativa de ingressar no mestrado. Quanto ao trabalho, pretendo continuar mobilizando todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação inicial, nos grupos de estudos e durante a atuação como bolsista de Iniciação Científica”, finalizou.


Professores formados pela Unijuí conquistam primeiros lugares em processo seletivo

Diego Francisco Lorencena de Oliveira

Três egressos do curso de Educação Física da Unijuí, e uma doutoranda em Educação nas Ciências, foram recentemente selecionados para trabalhar em escolas da rede municipal de Ijuí, como professores de Educação Física. Os egressos Tairone Girardon de Vargas, Diego Francisco Lorencena de Oliveira e Silvana dos Anjos Prates, além da doutoranda Marciele Cabeleira, participaram do processo seletivo aberto no mês de julho, pelo Poder Executivo. A seleção contou com a análise de currículos.

Um dos selecionados, Diego Oliveira, está tendo a sua primeira experiência como professor. Ele começou o trabalho no dia 18 de agosto, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Porto Villanova, no bairro Lambari. “É uma mistura de sensações, nervosismo, ansiedade e animação. Mas iniciei com a certeza de estar preparado para contemplar as especificidades da Educação Física. Através das experiências que adquiri durante as intervenções, estágios supervisionados e programas de iniciação à docência, construí os conhecimentos necessários para dar conta dos direitos de aprendizagem dos alunos”, afirmou o egresso.

Diego comenta que, desde a graduação, buscou se qualificar para se tornar um bom profissional, participando da maioria das atividades desenvolvidas pela Instituição e pelo curso, a exemplo das semanas acadêmicas e do Salão do Conhecimento. “Me dediquei bastante durante os estágios supervisionados obrigatórios e intervenções propostas pelos professores nas disciplinas. Participei durante um ano e meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e mais um ano e meio do Programa Residência Pedagógica - que inclusive foi objeto do estudo do meu Trabalho de Conclusão de Curso”, afirma o profissional, que ainda buscou uma pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância após o término da graduação.

A contratação é pelo período de 12 meses, prorrogável por igual período.




Licenciatura em Educação Física: metodologias ativas permitem que estudante participe da produção de conhecimento

Com objetivo de preparar os profissionais para atuar com formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, o curso de licenciatura em Educação Física da Unijuí é ofertado na modalidade presencial, nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Com uma ligação direta com a pesquisa, com a pós-graduação e a extensão universitária durante o processo formativo, o curso tem tradição na formação de professores que atuam na comunidade regional e também por todo território nacional.

Segundo o coordenador do curso nos dois campi, professor Robson Machado Borges, o grande diferencial a partir de 2021 é a nova proposta curricular, a qual contempla os Projetos Integradores que buscam entregar propostas de soluções para os problemas apresentados pela comunidade regional. “O Projeto Integrador proporciona que instituições diversas como postos de saúde, escolas, academias, estúdios, programas de esporte e lazer do Sistema S, ONGs, clubes, hotéis, indústrias, dentre outros, possam necessitar de apoio, ou seja, os vários setores da comunidade regional poderão qualificar seus serviços por meio de diálogos, planejamento e intervenções colaborativas com a Universidade”, explica.

Além disso, o curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para a vivência prática, tais como: academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, piscina, pista de atletismo, campo de futebol, laboratório de anatomia, laboratório de fisiologia, laboratórios de fisiologia do exercício, entre outros. “O curso desenvolve saberes da prática profissional com foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início dos cursos os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real atuando no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, de modo que os acadêmicos participem ativamente da produção do conhecimento”, completa o professor.

O profissional formado na licenciatura em Educação Física da Unijuí é preparado para atuar em escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Infantil. Além disso, desenvolve competências para atuar na Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, em ambientes educacionais extracurriculares, escolas especiais, serviços de lazer e recreação, podendo atuar, ainda, junto de Coordenadorias Municipais de Esporte e Lazer, projetos socioeducativos e projetos de práticas corporais e lazer.

Para saber mais sobre a licenciatura em Educação Física da Unijuí, acesse o link.






Inclusão nota 100: conheça o primeiro surdo a defender o TCC no curso de Educação Física da Unijuí

O dia 22 de dezembro foi especial para Jonathan Gonzatto e também para o curso de Educação Física da Unijuí. Nessa data, o estudante defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso, tornando-se o primeiro surdo a concluir a graduação de Educação Física na Universidade. 

O TCC, que conquistou a nota máxima (100), teve como tema "Esportes de invasão: diálogo com professores da educação básica quanto aos modelos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física". Jonathan diz ter gostado muito de desenvolver o assunto. “Achei bem interessante o tema para estudar e elaborar no meu TCC, com o apoio de autores importantes, como Gonzalez e Bracht (2012) e Borges (2014), que falam sobre métodos e modelos de ensino. Gostei muito de ler as obras para entender o conteúdo e compreender melhor minha formação”, relata. 

Sobre a apresentação, Jonathan diz que estava bem tranquilo, pois havia treinado antes. “Meu suporte foi a intérprete de Libras. Eu falei pelas minhas mãos e ela traduziu pela voz na apresentação pelo Google Meet. Minha banca me deixou emocionado em dobro, não esperava a nota 100.  Agradeço ao meu orientador Mauro Bertollo, que me ajudou bastante durante a minha trajetória de estudo do TCC”, destaca.

Os amigos e a família puderam acompanhar o momento, pois, com a pandemia, as apresentações estão sendo realizadas de forma online. "Agradeço à minha família, que ajudou bastante, me motivou muito e nunca deixou eu parar de estudar. Agora eles sabem que vou continuar estudando bastante, pois quero ser um profissional excelente. Agradeço à comunidade surda, que me ajudou muito com os vocabulários de libras na minha trajetória no curso de Educação Física, aos meus amigos surdos e também às intérpretes da Universidade”, agradeceu.

Durante o curso de Educação Física, Jonathan passou por muitos estágios para aprender a ser professor. Segundo ele, foram muitos planos de aula, artigos e muitos aprendizados nas disciplinas. “Sentirei saudade dos professores da Unijuí, mas sei que ainda irei reencontrar eles”, afirma. Jonathan diz que abrir esse caminho, sendo o primeiro surdo formado em Educação Física na Universidade, o deixa muito feliz, e já planeja o futuro: “vou focar nos meus planos que envolvem outro TCC, agora no bacharelado. Também quero estudar para fazer mestrado, doutorado e me especializar.”


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