Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enfermagem (Bacharelado)

Aula inaugural do curso de Enfermagem debate possibilidades de atuação internacional

O curso Enfermagem da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 7 de março, sua aula inaugural. Com o tema “Enfermagem sem fronteiras: vislumbrando possibilidades de atuação profissional”, a aula foi realizada no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí.

O evento começou com o trote aos calouros que foram recepcionados pelo Centro Acadêmico de Enfermagem e veteranos e, na sequência, foi apresentado o quadro de professores do curso. Em sua fala, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, professora Cátia Dezordi, desejou as boas-vindas aos acadêmicos e abordou a importância da temática escolhida para a aula.

“A enfermagem é uma profissão nobre, que desempenha um papel fundamental no sistema de saúde. Vocês estão embarcando em uma jornada de conhecimento, aprendizado e dedicação, que certamente irá transformar suas vidas e a vida daqueles que serão atendidos por vocês no futuro. Escolhemos esse tema pois a enfermagem conta com um campo vasto de possibilidades incríveis de atuação em diferentes contextos e cenários ao redor do mundo”, explicou.

O debate sobre a temática “Enfermagem sem fronteiras” iniciou com a enfermeira do Hospital Herzzentrum da Alemanha, Daiana Fogaça, que compartilhou com os acadêmicos suas vivências na Alemanha, abordando aspectos como a adaptação ao País, aprendizado do idioma e rotina de trabalho de um enfermeiro na Europa. Na sequência, ocorreram as palestras com a enfermeira e professora da Universidade Nacional de Misiones da Argentina, Viviana Galarza; e da  enfermeira e empresária Sabrina Kochhan. 


Curso de Enfermagem da Unijuí promove aula inaugural nesta quinta-feira

O curso Enfermagem da Unijuí promove nesta quinta-feira, 7 de março, sua aula inaugural. Com o tema “Enfermagem sem fronteiras: vislumbrando possibilidades de atuação profissional”, a aula ocorrerá no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí, a partir das 19h30.

Para debater o tema estarão presentes a enfermeira e empresária Sabrina Kochhan; a enfermeira do Hospital Herzzentrum da Alemanha, Daiana Fogaça; e a enfermeira e professora da Universidade Nacional de Misiones da Argentina, Viviana Galarza. 


Curso de Enfermagem da Unijuí alia tradição e qualidade na formação dos estudantes

Referência no cuidado à saúde há mais de 40 anos, o curso de Enfermagem da Unijuí é reconhecido em nível nacional como um dos mais importantes cursos de graduação na área. A formação, que possui cinco anos de duração, é ofertada no campus de Ijuí, em turno integral, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo. Elas podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro no site unijui.edu.br/vestibular.

O curso busca preparar profissionais capazes de atuar com o cuidado integral ao ser humano nas diferentes etapas da vida dos pacientes. Também capacita os futuros profissionais para que exerçam a profissão com qualidade e humanização no atendimento, contribuindo na qualidade de vida, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação dos indivíduos. O profissional de Enfermagem pode atuar em postos de saúde, clínicas de imunização, instituições para idosos, em hospitais, policlínicas, centros de atendimento à saúde e na coordenação de equipes de enfermagem e de saúde. 

Como diferenciais, a formação oferece uma infraestrutura completa em saúde, que insere o estudante na prática desde o início da graduação. Os acadêmicos também contam com atividades em laboratórios de ensino, simulações realísticas a partir de situações práticas que representam contextos reais; estágios supervisionados em hospitais, postos de saúde e serviços especializados; além da inserção em projetos de pesquisa e de extensão, favorecendo uma formação completa. 

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cátia Dezordi, destaca que a tradição do curso, aliada ao corpo docente qualificado e à estrutura da Universidade, auxiliam na formação e capacitação de um profissional egresso completo. “Temos em nossa estrutura a possibilidade de ofertar ao estudante uma vivência no mercado de trabalho desde o primeiro módulo. As atividades práticas acontecem junto à rede integral de saúde e as atividades de pesquisa e extensão oportunizam ao estudante se tornar um profissional preparado para atuar no mercado local, regional, nacional e internacional”, comenta. 

O curso é dividido em 10 módulos e utiliza de metodologias educacionais que motivam o estudante para a aprendizagem, pela necessidade de compreensão de situações reais que requerem a atuação e intervenção do enfermeiro. 


Curso de Enfermagem da Unijuí inicia parceria com a Escuela de Enfermeria de Posadas

Nos dias 16 e 17 de novembro, os docentes do curso de Enfermagem da Unijuí estiveram visitando a Escuela de Enfermeria, da Universidade Nacional de Missiones (UNaM), para estreitar relações, conhecimentos, trocas de experiências e articular propostas pedagógicas entre os cursos. Integrou a comitiva da Unijuí, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; a coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, professora Cátia Matte Dezordi; juntamente com as professoras do curso Adriane Cristine Bernart Kolankiewicz, Claudelí Mistura Corrêa, Letícia Flores Trindade, Marinez Koller Pettenon, Joseila Sonego Gomes e Sandra da Silva Kinalski; e os professores do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Thiago Heck e Eliane Winkelmann.

A comitiva participou, no dia 16, na Escuela de Enfermeria, de uma sessão solene que contou com a presença de autoridades das duas Universidades, visando firmar parcerias e socializar a matriz curricular dos cursos de Enfermagem. Na ocasião, a coordenadora do curso, professora Cátia Matte Dezordi, juntamente com a professora Marinez Koller Pettenon, apresentaram um contexto geral da Unijuí, explicando sobre a Graduação Mais. "Enfatizamos o Projeto Integrador, a participação dos estudantes nos Projetos de Extensão e Pesquisa Institucional e a trajetória do curso de Enfermagem ao longo de mais de 40 anos, formando profissionais para o âmbito local, regional, nacional e internacional", conta.

Os professores puderam também fazer visitas técnicas ao Centro de Simulação Realística junto à Escuela de Enfermeria e em um ambulatório de feridas privado, coordenado e administrado pelo enfermeiro e professor Miguel Martinez, que presta um serviço especializado em tratamento de lesões de diferentes aspectos.

Os professores também participaram da Jornada Binacional de Enfermagem Unam/Unijuí, evento alusivo à semana de Enfermagem da Argentina, com o tema “Transcendendo limites geográficos: Enfermagem de prática avançada rumo à Atenção Integral em Saúde". Na ocasião, as professoras do curso de Enfermagem da Unijuí, Dra. Sandra da Silva Kinalski e Dra. Joseila Sonego Gomes palestraram sobre a "Sistematização da Assistência de Enfermagem" e apresentaram vivências no âmbito hospitalar e na Atenção Primária à Saúde no município de Ijuí.

"Essa aproximação entre as Universidades oportunizou conhecermos e interagirmos com colegas professores e enfermeiros, vislumbrando a possibilidade futura de intercâmbio, entre docentes e discentes por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, ampliando as possibilidades de internacionalização do curso. Há mais de 40 anos o Curso de Enfermagem da Unijuí promove uma formação qualificada para seus estudantes, por meio da atualização constante do seu quadro docente e na busca de estratégias de ampliação de experiências pedagógicas para os estudantes em diferentes campos de atuação profissional", finalizou a coordenadora do curso da Unijuí.


Vivências acadêmicas inspiraram TCC sobre a cultura de segurança de paciente em uma UTI Neonatal

Maisa Ficagna Zamboni escolheu a temática “Avaliação da Cultura de Segurança de Paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal” para ser o tema do Trabalho de Conclusão de Curso de sua graduação em Enfermagem na Unijuí. A inspiração surgiu após as experiências vivenciadas após o período formativo durante o curso nos diversos campos práticos no âmbito hospitalar, os quais repercutiram na reflexão da importância de promover um cuidado qualificado e seguro.

“A afinidade pela área neonatal ao ingressar no curso de enfermagem, bem como, a participação como voluntária no Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado da Unijuí, inspirou a produção desta pesquisa também foram grandes responsáveis pela minha escolha”, conta Maisa. A acadêmica relata que, ao longo de sua pesquisa, pôde observar, a partir da percepção dos profissionais diretamente ligados à assistência dos neonatos, algumas lacunas que impedem a implementação de uma cultura de segurança positiva, e consequentemente promover mudanças em prol da segurança do paciente.

“A partir da análise dos dados, evidencia-se que a equipe multiprofissional considera a temática relevante, apresentando como potencialidades relacionadas à cultura de segurança do paciente, clima de trabalho em equipe o qual está relacionado às boas relações, com o apoio e respeito entre os profissionais, satisfação no trabalho evidenciada pela escolha da área de atuação, e condições de trabalho adequadas voltadas a treinamentos de novos membros da equipe, insentivo e capacitações, as quais favorecem a cultura de segurança positiva”, explica.

Maisa explica que a pesquisa proporcionou reflexões sobre a importância da temática para a gestão do cuidado ao neonato, auxiliando em futuras pesquisas para área, além de proporcionar qualidade e segurança na assistência aos neonatos e qualificação dos profissionais. 

“Após a formatura, que irá acontecer no dia 3 de março de 2023, pretendo dar continuidade aos estudos e irei iniciar uma pós-graduação. Em relação a carreira profissional na Enfermagem, estou buscando me inserir no mercado de trabalho como enfermeira desfrutando de todo conhecimento que adquiri durante a minha graduação, a qual me proporcionou momentos inesquecíveis”, finaliza.


TCC de Enfermagem avalia bem-estar de pacientes com feridas crônicas

A vivência que teve com a avó paterna, portadora de feridas crônicas, levou a recentemente graduada no curso de Enfermagem da Unijuí, Karine Prates Germano, a focar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas “Percepções de pacientes com feridas crônicas sobre a interferência em seu bem-estar e atividades diárias”.

Graduada no curso neste mês de março, Karine conta que o interesse pela temática acabou se fortalecendo em meio à atuação assistencial, durante os estágios acadêmicos curriculares e extracurriculares que demonstraram a necessidade do olhar do enfermeiro ao paciente, para além da ferida crônica, tendo em vista as interferências negativas causadas no seu dia a dia.

“Ao desenvolver o TCC, busquei sensibilizar profissionais de saúde que estão na assistência diariamente. A partir do método de pesquisa qualitativa, busquei na fala dos usuários de Estratégias de Saúde da Família, que possuíam feridas crônicas, informações sobre interferências em seu bem-estar e atividades diárias antes e após o acometimento”, explicou Karine, destacando que a pesquisa evidenciou que as limitações geradas a partir da questão física refletem muito mais do que a ferida aberta e momentos dolorosos. “Constatei o isolamento social, o afastamento do trabalho e a dependência física, além de perceber que intensificaram-se fatores que podem vir a desencadear quadros graves de depressão, necessitando de atenção e cuidado qualificado e integral”, completou.

Karine diz que se sente preparada, como enfermeira, para desenvolver o cuidado minucioso, humanizado, qualificado e integral ao ser humano. Ela afirma que seguirá buscando novas atualizações na área da saúde e caminhando na direção de novos desafios, que possam desenvolvê-la pessoal e profissionalmente. “Nesta jornada, agradeço à Unijuí por me proporcionar vivências únicas durante o curso de graduação em Enfermagem, bem como à minha orientadora, professora doutora Sandra Kinalski, por contribuir com seu conhecimento e dedicação na elaboração do TCC”, finalizou.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.