Escola Superior de Saúde oferta curso de qualificação em Desbridamento de Feridas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Escola Superior de Saúde oferta curso de qualificação em Desbridamento de Feridas

 
 

Foi realizado nesta sexta-feira, no Campus Ijuí, o curso de Desbridamento de Feridas, promovido pela Escola Superior de Saúde. O curso foi ministrado pela enfermeira Silvana Prazeres, especialista na área e docente da Unisinos. 

Mais de 20 profissionais enfermeiros da região participaram da qualificação, oriundos de instituições de saúde de Ijuí, Giruá, Santa Maria, Santa Rosa, Passo Fundo, Coronel Barros e Eugênio de Castro.

O curso teve como foco as técnicas apropriadas para o tratamento e a redução do tempo de cicatrização de feridas, situação muito frequente em pacientes acamados e/ou com doenças crônicas. Além da parte teórica, no turno da manhã, foi realizada a prática no Laboratório de Anatomia, onde os enfermeiros fizeram o treinamento da técnica de desbridamento de feridas em laboratório, com treino de habilidades em situação simulada em patas de porcos.

A professora Adriane Kolankiewicz, coordenadora do Curso de Enfermagem, salienta que cursos como este ofertado pela Escola Superior de Saúde devem garantir competência técnica, a fim de garantir qualidade na assistência. Neste caso específico, o curso capacita profissionais da enfermagem para atuarem de forma competente, reduzindo o custo e proporcionando a efetividade do tratamento de feridas, responsabilidade da prática profissional do enfermeiro. “Este curso cumpre com o compromisso que a Escola Superior de Saúde possui com a qualificação dos profissionais da saúde de acordo com as necessidades na assistência em saúde, de forma prática. Houve um grande número de profissionais interessados e inscritos no curso, de diversos municípios da região, o que denota a preocupação dos enfermeiros da região com o tratamento de feridas”.

A professora Silvana Prazeres, que ministrou o curso, também destacou que o tratamento de pacientes com feridas mudou muito a partir da década de 90, com novas técnicas que permitem uma maior qualidade de vida ao mesmo. Ela destacou ainda que os profissionais da enfermagem estão cada vez mais conscientes da tarefa do cuidado. “Curativo é cuidado”, destacou, acrescentando que o fato do enfermeiro assumir esta tarefa delicada proporciona um resultado e uma recuperação mais eficientes.

Escola Superior de Saúde

A Escola Superior de Saúde lançou os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva, Estética e Saúde, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização e ainda o curso de Gestão e Atenção Farmacêutica. 



 


 

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.