Hospital Vida e Saúde realiza pesquisa em parceria com a UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Hospital Vida e Saúde realiza pesquisa em parceria com a UNIJUÍ

Pesquisa coordenada pela professora Dra. Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, com apoio do núcleo de segurança do paciente, bem como da gestão hospitalar do referido hospital, avaliou as atitudes e percepções de segurança dos profissionais que atuam direta ou indiretamente no cuidado ao paciente, acerca das dimensões de cultura de segurança do paciente, ocorreu no primeiro semestre de 2017.

                   

Participaram do estudo cerca de 75% dos trabalhadores do hospital Vida e Saúde. A avaliação do clima de segurança é considerado um ponto de partida para as instituições de saúde, pois trata-se de um componente mensurável da cultura de segurança e o diagnóstico desta avaliação, permitiu identificar pontos fortes e frágeis, subsidiando a implementação de intervenções.

A devolutiva dos resultados da pesquisa ocorreu no dia 03 de julho, pela professora Adriane, bolsista de pesquisa e mestranda envolvida. Para a bolsista de iniciação científica Catiele Schmidt a participação na devolutiva qualifica a formação. “Permite reflexões como futura profissional de saúde, denota importância da pesquisa e da discussão dos resultados, para que estes, contribuam com as instituições concedentes, no sentido de planejar ações para o desenvolvimento das atividades, que visam qualificar o processo de trabalho”.

Para a administradora do hospital Vanderli de Barros, a parceria na realização da pesquisa com foi de extrema valia. “Estamos sempre em busca de melhorias para nossos funcionários com esses dados vamos poder avançar e qualificar ainda mais esse processo.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança, Enfª Jacinta Spies, este momento possibilitou visualizar em números concretos, o resultado de um trabalho sério que vem sendo realizado há vários anos, em todos as áreas e níveis da instituição, visando qualificar a assistência nos pontos de atendimento ao paciente. Os números não nos mostram apenas o que já está bom, mas principalmente, onde podemos e precisamos direcionar o olhar e esforços para melhorar nossos processos de trabalho e rever nossas atitudes e comportamentos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.