Engenharia Elétrica da UNIJUÍ participa de Simpósio Internacional de Engenharia Industrial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Elétrica da UNIJUÍ participa de Simpósio Internacional de Engenharia Industrial

O X Simpósio Internacional de Engenharia Industrialocorreu nos dias 27 a 29 de setembro, em Oberá, na Província de Missiones, Argentina. As estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Maiara Hoss, Nadine Szambelan e Sandi Gehm, participaram do evento e apresentaram trabalhos de pesquisa, desenvolvidos na Universidade, representando os demais autores dos trabalhos publicados.

A Engenharia Industrial é um ramo específico da Engenharia aplicada aos processos produtivos, englobando Elétrica, Mecânica e de Produção, principalmente.

Para o professor do curso de Engenharia Elétrica, Mauro Fonseca Rodrigues, a vantagem de participar é ganhar, além do certificado da publicação, um certificado de apresentador de trabalho. “Esse tipo de evento internacional conta pontos importantes no Currículo Acadêmico do aluno e colabora como um diferencial na formação, sendo incentivado pela UNIJUÍ, onde uma das prerrogativas é fortalecer as ligações internacionais com outras Universidades”, destaca.

A estudante Nadine relatou dessa forma sua participação no evento. "Sem dúvida, ter um artigo embasado sobre a sua própria monografia, publicado em um Simpósio Internacional muito reconhecido no ambiente da Engenharia Industrial, vêm apenas para enriquecer o meu currículo. O que lhe proporciona um leque de ganhos, como novas perspectivas em relação ao mercado de trabalho e a área profissional, ampliação de novos horizontes, contato com outros idiomas, aumento do grau de responsabilidade, mas acima de tudo valorização não apenas no âmbito profissional como pessoal."

A estudante Maiara, por sua vez, complementou com sua percepção, “o Simpósio Internacional, além de proporcionar o vínculo entre as demais culturas e pessoas participantes do evento, é uma ótima oportunidade de aumentar os contatos e conhecimentos, podendo ser abertas novas portas para o futuro. Essa grande experiência foi de suma importância para mim, tanto como acadêmica como pessoal também. Espero ter a oportunidade de participar de outros eventos semelhantes a este”, ressalta.

A estudante Sandi reforça a importância de participar de um evento internacional, por estar fazendo Mestrado Acadêmico na UFSM. "Participar de um evento deste porte é uma ótima oportunidade de não somente agregar valor ao currículo, mas também para fazer contato com pessoas envolvidas na área em que se deseja trabalhar. Como egressa da UNIJUÍ fico muito satisfeita com o incentivo que a universidade está dando para os seus alunos de interagir e expandir seus conhecimentos para além da sala de aula."

Os trabalhos publicados foram na área de geração de energia com fontes renováveis e desenvolvimento de sensores de instrumentação, fruto das pesquisas do GIPE – Grupo de Instrumentação e Processamento de Energias – da UNIJUÍ, sediado no Campus Santa Rosa, que possui dois projetos de pesquisa em desenvolvimento na Universidade.

Os demais alunos autores foram: Alessandro Finkler, João Michel de Oliveira, Jorge Luís da S. Castro, Sandra Stafford Vasconcelos, Silvana Zauza. A orientação foi do Professor Mauro Rodrigues, da Engenharia Elétrica.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.