Engenharia Mecânica apresenta trabalhos em Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Mecânica apresenta trabalhos em Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola

 
 

O evento teve como tema em 2016: “Novas tecnologias e inovações na Engenharia Agrícola”.

O professor do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Campus Panambi, Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ) e o estudante Ivan Junior Mantovani (bolsista CNPq), participam do XLV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, que ocorre no período de 24 a 28 de julho de 2016, em Florianópolis/SC. 

Este evento científico tem como tema em 2016: “Novas tecnologias e inovações na Engenharia Agrícola”, com a discussão em torno dos desafios da Engenharia Agrícola no Brasil no campo científico e tecnológico. 

Os trabalhos apresentados são resultados das pesquisas no Mestrado/Doutorado em Modelagem Matemática e no Curso de Engenharia Mecânica, além de um projeto de pesquisa e desenvolvimento em interação com uma empresa fabricante de máquinas agrícolas, contando com participação dos estudantes de engenharia mecânica. Na oportunidade do evento foi possível discutir junto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros alguns desafios presentes no projeto pesquisa e desenvolvimento de equipamentos agrícolas relacionados aos aspectos da agricultura de precisão e do uso de energia fotovoltaica. 

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), desenvolveu importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) durante os últimos anos com apoio financeiro de órgãos de fomento e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em máquinas e equipamentos agrícolas, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de estudantes do curso de engenharia mecânica, de pós-graduação em engenharia industrial e do mestrado e doutorado em modelagem matemática.

O professor Valdiero participa da comissão científica na área de mecanização agrícola e pós-colheita, atua como moderador de sessão de apresentação de trabalhos, além da apresentação dos seguintes trabalhos junto com o bolsista Ivan:

- “Testes experimentais do consumo de potência no eixo de acionamento de uma adubadora a taxa variável para uso na agricultura de precisão”, de Antonio Carlos Valdiero; Ronei O. Ziech, Maurício da S. Pinto, João A. Cervi, Luiz A. Razia;

- “Projeto de um módulo de comando e geogerenciamento para controle automático de inclinação em máquinas agrícolas”, de Marcia Regina Maboni Hoppen Pörsch; Antonio Carlos Valdiero, Olavo L. Kleveston, Cristiano R. Lopes, Luiz A. Razia;

- “Desenvolvimento de um sistema mecatrônico com energia fotovoltaica para melhorar o conforto térmico em aviários”, de Ivan Junior Mantovani; Antonio Carlos Valdiero, Andrei Fiegenbaum e Luiz Antonio Rasia;

- “Desenvolvimento de uma solução para captação de água de climatizador de ar em cabines de tratores”, de Mônica Raquel Alves; Antonio Carlos Valdiero, O. Kleveston, Cristiano R. Lopes, Felipe O. Bueno;


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.