Professor da Unijuí ministra palestra na UFSC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor da Unijuí ministra palestra na UFSC

O professor de Engenharia Mecânica da Unijuí, Antônio Carlos Valdiero, ministrou a palestra “Projeto de Máquinas Inteligentes: aplicações em Máquinas Agrícolas e Robótica” aos professores e estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina.

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é um entre os três grupos no Brasil que tem laboratórios especializados na linha de pesquisa de “Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos” e que desenvolvem pesquisas referentes ao assunto com aplicações na indústria e na agricultura de precisão, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos da UNIJUÍ no curso de Engenharia Mecânica, no curso de Pós-Graduação (especialização) em Engenharia Industrial e no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Modelagem Matemática.

Na oportunidade, o professor compôs a Comissão Examinadora da defesa de tese de doutorado de Henri Carlo Belan, intitulada “Sistemas de atuação hidráulicos digitais para aviões com foco em eficiência energética”.

A tese apresentou uma pesquisa inédita no Brasil em parceria com a Suécia (Universidade de Linköping e a SAAB AB) tratando da pesquisa sobre soluções para sistemas hidráulicos de atuação mais eficientes para aeronaves, por meio da aplicação dos conceitos de hidráulica digital.

O resultado obtido é uma nova configuração para sistemas de atuação hidráulicos para aeronaves (Atuador Hidráulico Digital/Digital Hydraulic Actuator – DHA), mais eficiente energeticamente e capaz de atender aos requisitos de seguimento de referência e rejeição de perturbação. Além da aviação, este tipo de sistema hidráulico pode beneficiar diversos tipos de aplicações, como as áreas industriais e móbeis em geral, destacando-se o potencial de aplicações no setor de máquinas e equipamentos agrícolas.





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.