“Tem mais farmácias do que postos de saúde, isso torna o farmacêutico mais acessível para todo mundo” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Tem mais farmácias do que postos de saúde, isso torna o farmacêutico mais acessível para todo mundo”

 
 

A fala é do assessor da diretoria do Conselho Regional de Farmácia, Gabriel Rodrigues Martins de Freitas, que esteve na Unijuí ministrando um curso.

Esta semana a Unijuí sediou o curso "Qualificação em manejo de problemas de saúde autolimitados", promovido pelo Conselho Regional de Farmácia. De acordo com o assessor da diretoria do Conselho Regional de Farmácia, Gabriel Rodrigues Martins de Freitas, o curso teve como objetivo qualificar farmacêuticos para a prevenção e o controle de doenças crônicas e para a resolução de problemas de saúde autolimitados direto na farmácia, para não comprometer o atendimento a situações mais graves em hospitais e emergências. 

Segundo ele, cuidar da saúde sempre vai ser algo multidisciplinar, é preciso sempre mais de um profissional para cuidar de uma só pessoa, o farmacêutico, nesse ponto de vista, tem um papel muito importante. “No Brasil existem quase 90 mil farmácias. Tem mais farmácia do que hospital, tem mais farmácia do que posto de saúde, isso torna o farmacêutico mais acessível para todo mundo”, destacou. A orientação para os cidadãos é sempre pedir para falar com o farmacêutico: “Assim ele pode orientar melhor e triar o que pode ser resolvido na farmácia e o que deve ser encaminhado para o médico”, apontou. 

Gabriel explica que entre os problemas de saúde que podem ser tratados na farmácia, estão os autolimitados, ou seja, que se resolvem com o tempo, como dores de cabeça, ou azia, e que foram temas do curso realizado na Unijuí esta semana. “São problemas que podem ser manejados pelo farmacêutico para resolução em tempo mais curto”.

No curso foram abordados aqueles problemas de saúde que podem ser resolvidos na farmácia e os problemas que devem ser encaminhados para o médico.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.