Seminário sobre Assistência Farmacêutica para o SUS é realizado na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Seminário sobre Assistência Farmacêutica para o SUS é realizado na Unijuí

Nesta terça-feira foi realizado, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, o 1º Seminário Regional de Assistência Farmacêutica para o SUS, uma promoção da Unijuí, SEAC e 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

     

Participaram do evento, farmacêuticos, estudantes de Farmácia, Conselhos de Saúde e demais profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS. “O objetivo é dar subsídios, informações para os profissionais, para que eles consigam fazer com que o uso dos medicamentos seja efetivo e não traga riscos aos pacientes”, enfatizou a professora Christiane Collet, coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí.

Na programação, no turno da manhã, foram realizadas as palestras “O acesso à saúde e a prescrição farmacêutica”, com Leonel Almeida, da Secretaria de Municipal de Saúde de Porto Alegre. E a palestra “Protocolos clínicos e a saúde baseada em evidências”, com Bárbara Krug, da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

“É muito importante mostrar o papel do farmacêutico no Sistema Único de Saúde e o impacto econômico que ações simples como o cuidado farmacêutico podem gerar ao sistema. Hoje o profissional é ligado a gestão do medicamento, mas, pode, também, estar ligado a parte clínica e verificar como as pessoas utilizam esses medicamentos. É muito importante que o farmacêutico tenha a capacidade de ajudar às pessoas no uso deles, para que seja adequado, racional e seguro”, observa Leonel Almeida.

E no turno da tarde, os participantes do Seminário puderam assistir outras duas palestras: “Gestão do SUS no âmbito da assistência farmacêutica: a experiência de Santa Rosa”, com Vanessa Flores, da FUMSSAR. E “Gestão do SUS no âmbito da assistência farmacêutica: a experiência de Boa Vista do Cadeado”, com Fabrizio Marchetti Fuga, da Secretaria de Saúde do Município.

O Seminário integrou a programação de eventos dedicados aos 20 anos do curso de Farmácia da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.