Farmácia vence concurso estadual sobre uso racional de medicamentos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Farmácia vence concurso estadual sobre uso racional de medicamentos

O curso de Farmácia da Unijuí conquistou a edição 2017 do concurso de incentivo à promoção ao uso racional de medicamentos, realizado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS). Os estudantes e professores do curso criaram uma campanha que culminou na apresentação teatral “Da fábula ao real seja racional”, realizada para alunos da Rede Pública de Ensino.

A peça foi apresentada para cerca de 450 estudantes de escolas estaduais de ensino fundamental e farmacêuticos da 17ª CRS, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. “O objetivo foi abordar os medicamentos e seus riscos em fábulas infantis tradicionais”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane de Fátima Colet. 

              

Também foram veiculadas propagandas em paineis digitais sobre o uso racional de medicamentos no centro de Ijuí. Um vídeo abordou a Semana do Uso Racional de Medicamentos, com informações sobre a necessidade de consultar o farmacêutico em caso de dúvidas sobre medicamentos e descarte correto dos mesmos quando vencidos, bem como os locais de coleta. 

Os estudantes organizaram, ainda, o recolhimento de medicamentos no transporte urbano, com caixas colocadas em todos os ônibus de Ijuí, realizaram um quiz sobre medicamentos em escolas de nível médio da cidade. “Os alunos se mobilizaram bastante, o envolvimento foi mesmo muito grande, como no caso da peça de teatro, em que eles escreveram e atuaram”, afirma a coordenadora do curso.

O Concurso

Nesta terça-feira, 30 de maio, uma comissão multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de comunicação, farmácia e um membro indicado pela diretoria do CRF-RS, realizou a avaliação dos trabalhos enviados pela UCS, PUCRS, UFPel, UFRGS, Ulbra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Univates, Uri Frederico Westphalen e Uri Santo Ângelo. Examinadas de acordo com os critérios de criatividade, qualidade técnica, adequação à proposta, abrangência e envolvimento da comunidade, as campanhas evidenciaram o empenho dos cursos, além de uma série de ações que discutiram a importância da atuação do farmacêutico o uso racional de medicamentos diretamente com a população.

Texto com informações do Conselho Regional de Farmácia - RS

Confira o vídeo produzido pelos estudantes


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.