Atividade de educação em saúde é realizada para idosos na Casa Lar de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Atividade de educação em saúde é realizada para idosos na Casa Lar de Ijuí

Considerando a importância da atividade física e educação em saúde, no período de 22 de setembro a 01 de dezembro de 2016, os estudantes do 8º semestre de Fisioterapia da Unijuí realizaram atividade de educação em saúde para idosos da Casa Lar de Ijuí.

As atividades foram desenvolvidas pelos estudantes que cursam a disciplina de Fisioterapia em Geriatria. Juntamente com a professora Magliani Reis Fiorin Martel, realizaram uma visita por semana na Casa Lar, onde conversaram e fizeram atividades com os idosos, assim como atendimentos individuais de Fisioterapia realizados em seus domicílios.

Foram abordados temas como a importância do exercício físico para o envelhecimento saudável, orientações sobre exercícios de alongamento e fortalecimento que os idosos podem realizar em casa e também a confecção de pesos com garrafas pet e areia para a prática destes exercícios.

As doenças que se tornaram comuns no envelhecimento foram explanadas, como a diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e osteoporose. Além disso, foram realizadas orientações sobre o uso de medicamentos e elaborado junto aos idosos uma caixa para melhor organização de seus medicamentos. A importância de uma alimentação saudável, higiene pessoal e ambiental também foram temas em debate.

Ao final dos encontros os acadêmicos levaram jogos como memória, quebra cabeça, cartas e dominó, para treinar a capacidade cognitiva, motora e a memória dos idosos. O momento proporcionou a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos, enriquecendo os conhecimentos sobre o envelhecimento para ambos, contribuindo para o processo de qualidade de vida e envelhecimento saudável desta população.

Por: Julia Rott Frantz e Ana Paula Oliveira Zalescki - estudantes do 8° semestre de Fisioterapia. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.