Palestra sobre saúde e alimentação de adolescentes abre Jornada de Nutrição - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Palestra sobre saúde e alimentação de adolescentes abre Jornada de Nutrição

 
 

Denominado ERICA, estudo foi apresentado pela Dra. Laura Augusta Barufaldi, do Ministério da Saúde, na noite desta segunda-feira.

Com o objetivo de traçar a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares nesta faixa etária, pesquisadores do Ministério da Saúde e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) se associaram para avaliar as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.247 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 122 cidades participantes, incluindo todas as capitais.

O estudo foi tema de palestra na abertura da Semana Acadêmica de Nutrição da Unijuí, realizada na noite desta segunda-feira, no Salão Azul do Campus Ijuí, pela Dra. Laura Augusta Barufaldi, nutricionista que atua no Ministério da Saúde e que integrou a equipe de pesquisadores.

Denominado “ERICA – Estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes”, o estudo, iniciado em 2008, visou apresentar um panorama do estado atual da saúde dos jovens. A pesquisa vai ajudar a definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversas outros estudos no futuro.

Diversos resultados já foram publicados pelos pesquisadores em eventos ou através da imprensa, entre eles, que os alimentos mais consumidos pelos adolescentes são arroz, feijão, pães, sucos e refrigerantes, estes últimos estando nos hábitos alimentares de 45% deles, o que é considerado alto pelo Ministério da Saúde.

Confira um trecho da palestra em vídeo

Saiba mais sobre o estudo no site do ERICA.

 A Semana Acadêmica

A Semana Acadêmica de Nutrição tem programação até quinta-feira, com palestras e mini-cursos. Nesta terça-feira, dando sequencia ao evento, serão realizadas três palestras:

- Às 13h30min, “Administração de serviços de alimentos em tempos de crise”, com a nutricionista Liana Silva Klagenberg, nutricionista líder da Unidade de Gerenciamento Básico, Unidade de Nutrição Produção Central – Santa Casa de Misericórdia/PoA;

- Às 15h30min, “Experiências da implantação do Programa Alimento Seguro em Instituição Hospitalar”, com Sabrina Dal Molin, nutricionista - Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa;

- Às 19h30min, “Nutrição na Ocologia”, com Aline Calcing, nutricionista clínica do Hospital São Vicente de Paula – Passo Fundo;

Saiba mais sobre o evento no site da XVI Jornada de Nutrição.

Confira uma galeria de fotos do primeiro dia de evento


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.