Gastronomia brasileira: pesquisa e prática em disciplina do curso de Nutrição - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Gastronomia brasileira: pesquisa e prática em disciplina do curso de Nutrição

 

Para o encerramento da Disciplina de Técnica Dietética I do curso de Nutrição da Unijuí, em grupos, os estudantes realizaram um trabalho sobre a Gastronomia Brasileira. A partir da pesquisa em livros, artigos e sites dos estados cada grupo trabalhou com a gastronomia de estados das regiões brasileiras. O grupo escolheu um prato doce e um salgado que representasse a culinária dos Estados estudados. A partir do estudo foi elaborada uma Ficha Técnica com a receita e estudo dos ingredientes, cultura e equipamentos e utensílios regionais utilizados para a elaboração desses pratos típicos. Para a socialização no laboratório de Nutrição foi apresentado um vídeo com a técnica de preparo e história gastronômica e cultural. Depois os colegas puderam degustar as preparações em módulos caracterizados de acordo com os estados estudados.

Para a elaboração de pratos da Região Centro- Oeste foi utilizado Pequi em compota vindo diretamente do Mato Grosso.  Os costumes, as festas e as bebidas também foram apresentadas de forma lúdica na decoração do ambiente e vestimentas utilizadas. "Conhecer a cultura alimentar de um povo e degustar as receitas com um toque amor e de conhecimentos enriquece a construção de aprendizados da área da alimentação e nutrição, especialmente na Técnica Dietética", observa a professora Eila Maria Libardoni Vieira, professora responsável pela disciplina.

Confira um vídeo produzido pelos estudantes

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.