Receitas de Família: comida, lembranças, amor e técnicas dietéticas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Receitas de Família: comida, lembranças, amor e técnicas dietéticas

Os estudantes da disciplina de Técnica Dietética II do Curso de Nutrição da Unijuí, realizaram trabalho de finalização da disciplina com o Tema ‘Receitas de Família’. Cada grupo pesquisou uma receita de família com os conhecimentos passados de geração em geração. A partir da definição das receitas pesquisaram a sua história e os ingredientes, as medidas caseiras, utensílios utilizados e técnicas de preparo.

Para a construção da atividade os conhecimentos construídos na disciplina foram utilizados para a construção de um artigo e da ficha técnica da preparação. Para a apresentação do trabalho foram utilizados vídeos e slides contanto a história da receita com muitos componentes agregados, incluindo a emoção.

Segundo as estudantes Danieli Simon, Estéfani Lauxen e Jaqueline Dahmer comer com a família era uma realidade muito presente. Até algum tempo atrás, as famílias faziam suas refeições sentadas à mesa, costume que foi se perdendo com o passar do tempo. 

A estudante Liriane da Chaga durante a apresentação do tortéi da Nona Inês conta que todo o sábado a nona faz essa receita, independente de quantos filhos e netos vão ir para comer “aliás casa humilde, comida de verdade, essa é a história da nona italiana, que deixará um legado enorme, quando aqui não estiver” comenta.

Releitura de receitas, utilizando ingredientes como farinha de trigo integral também foram apresentadas. A Lasanha californiana feita pela bisavó da estudante Liliane dos Santos, dona Laura ainda hoje é apresentada em festas no interior de Entre-Ijuís, na Esquina Rondinha.

Muitas histórias foram contadas, na Sopa de Milho da família Minetto, feita e servida ainda hoje na família durante a ceia do Ano Novo como desintoxicante, no “Xinxim de Galinha” da vó Aroni Nilva Fleck, avó da Pamela Fleck, receita vinda do Mato Grosso, na canjica de todos os sábados do pai da Arielle Lima, na Quirerinha e nas rosquinhas de polvilho e no doce da Gissel vindo do Paraguai com sua história. 

Para finalizar as apresentações foram apresentadas duas receitas da Família das estudantes Daniele Nunes da silva e Gisele Penteado Nunes que são da cidade de Garruchos. “Uma receita basta para sermos transportados ao gosto acolhedor da infância em um prato de sopa ou um petisco doce”.  O grupo apresentou um prato salgado chamado Preguiça de “Muié” (Sopa) assim chamado pela Alzira Nunes que aprendeu a receita com sua sogra de origem indígena, Brandina Nunes.

Alzira conta que antigamente não existiam muitos mercados e que as condições da família eram poucas, então a comida era plantada. Ela fazia a sopa para o marido e os 14 filhos, pois essa sopa sustentava e é fácil de fazer. O prato doce “Koeksister” (semelhante a um bolinho de chuva) é uma receita da avó de 100 anos de idade Alda Nunes de descendência africana que aprendeu quando morava na África. 

As estudantes apresentaram junto com a história uma música feita em homenagem ao avô, Chico Capincho. Após as apresentações os partos foram degustados pelos estudantes e junto uma história de várias famílias.

Os espaços foram decorados e utensílios de preparo e itens de decoração das famílias foram incluídos.O trabalho além de proporcionar conhecimentos na área da Técnica Dietética trouxeram um emaranhado de outros sentimentos como o amor da cozinha de vó, ou seja da família, as técnicas de preparo da cozinha doméstica (onde são iniciados os conhecimentos sobre comida de verdade), a importância de manter viva a chama de uma comida com ingredientes in natura, os conhecimentos sobre os alimentos (comida).

As lembranças tomaram conta da aula no laboratório de Nutrição e o encantamento pela Ciência da Nutrição encantou os estudantes em cada apresentação, discussão e na finalização com a degustação. Os objetivos delineados pelos estudantes e professora são que trabalhos sejam aprimorados e apresentados em eventos, artigos e jornais. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.