Unigestar/Unijuí recebe homenagem do Caps Colmeia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unigestar/Unijuí recebe homenagem do Caps Colmeia

 
 

Presente de pacientes do Caps foi entregue esta manhã.

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial - Caps Colmeia presentearam a Unigestar com um quadro pintado durante as sessões de arteterapia. O presente foi uma retribuição ao trabalho de assessoria em psicologia prestado para a Secretaria de Saúde do munícipio ao longo de quatro anos. Segundo Daniel Ruwer, coordenador da Unigestar, a assessoria cuida do campo da saúde do trabalhador e RH, realizando um projeto de acolhimento e ambientação dos servidores.

Sobre a Unigestar

A Unigestar é uma organização mantida pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, que visa assessorar projetos em psicologia organizacional e do trabalho.

 Público atendido:

Organizações públicas e privadas de Ijuí e região.

 Atividades Desenvolvidas:

Anunciação e seleção de pessoal: o termo anunciação vem em substituição ao termo recorrente na área (recrutamento), pois se configura como o processo no qual se anuncia uma vaga a ser preenchida. Após a anunciação inicia-se o processo de seleção, onde se estabelece o lugar que o candidato vai desempenhar suas habilidades e competências requeridas para o cargo.
Acolhimento e ambientação: após o processo seletivo, o candidato que assume o cargo precisa ser acolhido dentro da organização, quer dizer, ele precisa ser integrado na cultura desta. Para esta integração, o processo de ambientação se faz importante, pois este tem como objetivo fazer com que o novo funcionário se aproprie dos traços que farão parte da cultura organizacional.
Qualificação/desenvolvimento/aprendizagem: o termo qualificação também vem em substituição ao termo “treinamento”, pois ao tratar-se de qualificação, não estamos falando apenas de um condicionamento feito ao trabalhador, mas uma busca por conhecimento. Este eixo visa o trabalho no processo de transmissão e apropriação da experiência singular ou coletiva, o que está para além de uma simples aquisição de conhecimento.
Desligamento: não cabe ao psicólogo demitir pessoas, mas cabe a ele trabalhar com estas que serão demitidas, as consequências subjetivas desse processo, trabalhando na elaboração dessa passagem através de entrevistas de desligamento.
Clínica do trabalho: este eixo surge com a finalidade de se ocupar com o sofrimento psíquico do sujeito (em seus inúmeros desdobramentos: depressão, lesão por esforço repetitivo, alcoolismo, etc.) decorrente de seu trabalho.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.