Jornada da Unigestar aborda sobre o lugar dos Psicólogos nas instituições - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Jornada da Unigestar aborda sobre o lugar dos Psicólogos nas instituições

 
 

Evento é realizado nesta quarta-feira, no Campus Ijuí.

Nesta quarta-feira, o Salão de Atos da Unijuí, no Campus Ijuí, recebe a 6ª Jornada da Unigestar. A programação do evento trata sobre a atuação do psicólogo nas empresas da região

A programação do evento iniciou, no turno da tarde, com um relato de experiência do grupo de estagiários deste ano. A mesa redonda: A gestão do fator humano nas organizações e instituições. Como convidados, participaram do debate Rafaela Sorensen Albrecht, supervisora de Recursos Humanos da empresa Bruning Tecnometal, de Panambi e o professor Nilson Heidemann.

No turno da noite, a programação conta com a conferência: Clínica do Trabalho como possibilidade de intervenção no campo da saúde do trabalhador.

Segundo o professor Daniel Ruwer, coordenador do evento, a Jornada contribui para acadêmicos conhecerem e também potencializarem seus estudos “eles tem a oportunidade de conhecer um pouco melhor esse trabalho e quem já está inserido potencializa suas reflexões e interrogações”.

Sobre a Unigestar

A Unigestar é uma organização mantida pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, que visa assessorar projetos em psicologia organizacional e do trabalho.

Atividades Desenvolvidas:

Anunciação e seleção de pessoal: o termo anunciação vem em substituição ao termo recorrente na área (recrutamento), pois se configura como o processo no qual se anuncia uma vaga a ser preenchida.

Qualificação/desenvolvimento/aprendizagem: o termo qualificação também vem em substituição ao termo “treinamento”, pois ao tratar-se de qualificação, não estamos falando apenas de um condicionamento feito ao trabalhador, mas uma busca por conhecimento.

Desligamento: não cabe ao psicólogo demitir pessoas, mas cabe a ele trabalhar com estas que serão demitidas, as consequências subjetivas desse processo, trabalhando na elaboração dessa passagem através de entrevistas de desligamento.

Clínica do trabalho: este eixo surge com a finalidade de se ocupar com o sofrimento psíquico do sujeito (em seus inúmeros desdobramentos: depressão, lesão por esforço repetitivo, alcoolismo, etc.) decorrente de seu trabalho.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.