Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Química (Licenciatura)

Estudantes de Química visitam ETE de empresa em Frederico Westphalen

 Estudantes do curso de Química da UNIJUÍ visitaram a estação de tratamento de efluentes da empresa Seara, integrante do Grupo Marfrig de Alimentos, no município de Frederico Westphalen, no dia 9 de novembro.

 


Leia mais...

Estudantes de Química visitam ETE da Unimed

 

No dia 06 de outubro os acadêmicos do  Curso de Química  realizaram uma visita técnica junto a Estação de Tratamento de Efluentes do Hospital da Unimed - Ijuí.

A visita técnica é uma das atividades propostas na Disciplina de Química Ambiental, a qual contempla a teoria e prática.  Os acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar as etapas do processo do sistema de  tratamento dos efluentes aquosos, gerados no Hospital.

A Unimed Noroeste/RS destaca-se no Programa de Gerenciamento de Resíduos, tem como objetivo reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados. Em agosto de 2012 a Unimed Noroeste/RS, pela segunda vez consecutiva, está entre as certificadas com o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2012. A conquista do selo expressa reconhecimento às práticas de Responsabilidade Social adotadas, fortalecendo os princípios do cooperativismo e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.


Leia mais...

Tem início os Dias Acadêmicos do Curso de Química

Laís Basso Costa Beber

Teve início na segunda-feira, 1º de outubro, os Dias Acadêmicos do Curso de Química.


Leia mais...

Sentido do paladar

 

No final de março, uma equipe do Globo Repórter esteve nos laboratórios da Universidade para gravar a edição do programa, que destacava as pesquisas sobre o paladar.

A situação de estudo relatada na publicação “Situação de Estudo – Ciências no Ensino Fundamental 2 – Ser Humano e Ambiente: percepção e interação”, organizada pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC/UNIJUÍ), e publicado pela Editora UNIJUÍ, foi encontrado na internet por uma das produtoras do programa e serviu de inspiração para a reportagem.

Durante as gravações, foram feitas demonstrações práticas para explicar como funciona o paladar, sendo que ele está diretamente relacionado aos alimentos, pois é o sentido capaz de detectar os diferentes sabores através da língua.

Acadêmicos do curso de Biologia e Química da UNIJUÍ, provaram outro gostinho: o da fama.

Confira a reportagem:


Leia mais...

Galeria de Imagens


Intercâmbio

A Concretização de um sonho

Relato de Tatiane Sinara Matte, acadêmica do Curso de Química da Unijuí, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2009

 

O intercâmbio é um sonho de qualquer universitário, ainda mais quando se trata de realizá-lo na Europa, como foi meu caso. No início da faculdade já pensava em realizar um aperfeiçoamento na Europa, mais precisamente na Alemanha, de onde tenho minhas origens. Mas eu sabia que isso não seria fácil de conseguir, principalmente pelo fato de não saber falar a língua alemã. Mas a esperança nunca desapareceu e o sonho se tornou realidade neste ano de 2009, porém em outro país, Portugal.

Estudei na FACUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, uma faculdade muito bem conceituada na Europa, com uma boa infra-estrutura, laboratórios bem equipados, professores bem qualificados e um ensino de grande porte. Foi preciso me adaptar às aulas, aos professores, aos colegas e ao ambiente escolar em si, pois se tratava de outro método de aprendizagem e avaliação.

A saudade foi um sentimento que sempre esteve à flor da pele, pois era muito difícil estar longe de casa, da família, dos amigos e da própria Universidade. Percebemos o quanto são realmente importantes em nossas vidas.

O intercâmbio não me proporcionou somente conhecimento na área da Química, mas também conhecimentos histórico-culturais, pois nas horas vagas tive a oportunidade de fazer algumas viagens pela Europa, e conhecer as belezas históricas da França, Espanha, Itália, Hungria, Áustria, República Tcheca, Alemanha, Polônia e Holanda.

Os pouco mais de cinco meses de intercâmbio na Europa foram extremamente importantes profissionalmente e pessoalmente, pois me deram a oportunidade de enfrentar os desafios, tomar decisões importantes e superar expectativas em relação à minha força de vontade e superação de seguir em frente.

É uma experiência que fica para a vida toda e agradeço a meus pais que me proporcionaram essa vivência, e também à Unijuí pela oportunidade oferecida.


Leia mais...

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.