Design participa de evento internacional na Argentina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Design participa de evento internacional na Argentina

O Curso de Design da Unijuí, por meio de seus alunos e docentes, participou da Semana Internacional del Diseño en Palermo, realizada de 31 de julho a 03 de agosto, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A semana, promovida pela Universidade de Palermo, contou com dois eventos: o Congresso Lationamericano de Ensñanza del Diseño o Encuentro Latinoamericano de Disño em Palermo.

No evento, foi apresentado um programa de investigação e desenvolvimento em design latino, contando com diversas comissões organizadas pelas seguintes temáticas: cruzamentos entre cultura e design; presente e futuro do design latino; design e economia; design em perspectiva; ensinar disciplinas projetuais; convergência pedagógico-digital; paradigmas no ensino de moda e design; pesquisa em design; artes desenhadas; cinema e sociedade; movimentos e perspectivas visuais; forma e materialidade; e corpo e vestuário. Além disso, foram realizadas inúmeras oficinas, conferências e painéis sobre negócios, criatividade, futuro profissional e inovação. Segundo o Sr. Norberto Chaves, convidado de honra do evento, os futuros profissionais da área do design possuem uma imensa responsabilidade com a sustentabilidade, considerando que a inovação é a obsolescência programada. Portanto, é preciso pensar no impacto do que é produzido, considerando os aspectos de mercado, mas pensando as necessidades das pessoas e sociedade em geral.

               

Para o coordenador do Curso de Design, Prof. José Paulo Medeiros da Silva, o evento serviu para demonstrar que a proposta da Unijuí se encontra em conformidade com as temáticas e conteúdos estudados em outras instituições do Brasil e, também, da América Latina. Dentre as quais, pode-se destacar a preocupação na formação de profissionais comprometidos com o bem-estar social, buscando aliar requisitos estéticos, funcionais, ergonômicos e sustentáveis na proposição de soluções que impactem positivamente e agreguem valor para a sociedade.

A viagem foi organizada pelo CADES – Centro Acadêmico de Design, com apoio da Coordenação do Curso de Design e Departamento de Ciências Exatas e Engenharias – DCEEng. Como resultado desta participação, o Curso de Design da Unijuí foi convidado para integrar o fórum de instituições, com a proposta de discussão do ensino e planejamento de futuros encontros de design na América Latina.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.