Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

TCC apresenta proposta arquitetônica para Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino

A inclusão social de mulheres de baixa renda no Brasil está diretamente ligada à capacitação profissional e ao acesso a um ambiente de trabalho adequado. Pensando nisso, a recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Nicoli Klunck Franken, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Novos Horizontes: Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino de Baixa Renda”. O trabalho consiste no desenvolvimento de uma proposta arquitetônica para um Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino de Baixa Renda, destinado à capacitação profissional de mulheres em vulnerabilidade social no município de Horizontina. 

“A escolha do tema se deu a partir da percepção desta lacuna existente na sociedade, com o intuito de impulsionar mulheres em vulnerabilidade social a conquistar novos horizontes. Além dos cursos técnicos, a criação de espaços de coworking permite a oferta de locais adequados para o trabalho, promovendo a troca de experiências e networking entre as mulheres, contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades. Com o suporte necessário e o acesso a recursos essenciais, essas mulheres podem superar obstáculos e construir negócios bem-sucedidos e sustentáveis que podem transformar suas vidas e suas comunidades”, explicou Nicoli.

Para a elaboração do trabalho, a autora fez pesquisas bibliográficas, documentais, estudos de caso e de campo.Foi um processo demorado, que envolveu muita dedicação, noites sem dormir, mas muita realização pessoal. Com certeza valeu a pena todo o tempo dedicado a um tema tão relevante, e hoje me sinto pronta para o mercado de trabalho”, afirmou.

Como resultado de todo este processo de pesquisa, Nicoli conseguiu aprofundar os estudos acerca da temática, qualificando o Centro Técnico como protagonista do conhecimento prático das mais diversas áreas profissionais no município de Horizontina, visando promover a capacitação e o desenvolvimento profissional de mulheres que enfrentam desafios socioeconômicos, oferecendo suporte, ambientes de trabalho adequados, capacitação e oportunidades para que elas possam se tornar profissionais qualificadas, empreendedoras e até mesmo líderes de negócios de sucesso.

“Deste modo, através da arquitetura, planejou-se um espaço propício à prática técnica profissional, por meio de salas didáticas e com a infraestrutura física condizente com os cursos técnicos propostos. Além disso, priorizou-se um espaço confortável, seguro, inspirador e inclusivo para que as mulheres possam desenvolver suas competências profissionais e conquistar novos horizontes por meio do empreendedorismo, enquanto se conectam com outras mulheres em situações semelhantes”, completou.

Graduada, Nicoli pretende seguir com os estudos e especializações para se manter atualizada na área de arquitetura. “Pretendo continuar engajada em projetos sociais através de concursos, utilizando a arquitetura como meio de transformação das comunidades”, finalizou.


V Aud Week será aberta na segunda-feira; inscrições já podem ser realizadas

Junto com a abertura das Semanas Acadêmicas das Engenharias, acontece o lançamento da V Aud Week - Semana da Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Unijuí. A programação reunirá uma série de atividades, desde painéis até oficinas, que se estenderá até a sexta-feira, dia 8 de abril.

A V Aud Week é um evento que objetiva a socialização do conhecimento científico e tecnológico, destinado a estudantes, egressos e professores das grandes áreas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e tecnólogo em Design Digital.

A programação do primeiro dia será totalmente online, começando pela abertura oficial, às 19h15. Na sequência, às 19h25, será realizado o painel “Empreender e Inovar”, com Guilherme Silva de Oliveira, engenheiro com mais de 16 anos de experiência na área de inovação e tecnologia aplicada no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos e co-fundador do Juntos Coworking.

Às 20h, acontecerá o painel “Inovação além das fronteiras do Brasil - o que é possível aprender com a Espanha”, com Germano Carvalho Rosa, engenheiro metalúrgico (UFRGS), mestre em Tecnologia e Ciência dos Materiais (PPGE3M - UFRGS), consultor em projetos de PDI, Product Owner - Scrum, Lean Six Sigma-greenbelt na cidade de Valência Espanha.

Para fechar, às 20h25, ocorrerá o painel “Aprendendo com quem já fez”, a cargo de Roberto Hass, engenheiro civil (UFPel) com experiência internacional em Topografia e Infraestrutura, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis e gestor da empresa AERO Topografia; e Augusto Zanotelli Bombassaro, graduado em Administração com foco em Gestão para Inovação e Liderança (GIL), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, e gestor do portfólio de projetos da Trashin.

A programação completa pode ser conferida em unijui.edu.br/eventos, onde também é possível realizar a inscrição. 


Estudante propõe casa de acolhimento a pessoas em situação de rua em Ijuí

A preocupação diante do crescimento do número de pessoas em situação de rua, não só em Ijuí, mas em todo o País, motivou a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Emanuelle Becker Basso, a propor um projeto de casa de acolhimento em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que leva o título de Casa Acolher: Centro de Referência de Acolhimento Temporário e Reintegração Social para Pessoas em Situação de Rua. 

“Depois de pesquisas, pude perceber que não era apenas uma percepção minha o crescimento de pessoas em situação de rua, mas, sim, um fator social importante para o Brasil. O número de pessoas nas ruas aumentou de forma desproporcional em relação ao crescimento populacional no pós-pandemia. E, por ser uma situação delicada, que precisa ser resolvida, optei por trazer este tema em meu TCC”, explicou a estudante. 

Para o desenvolvimento do trabalho, Emanuelle realizou entrevistas e pesquisas bibliográficas. Para realizar o projeto, entrou em contato com a Assistência Social de Ijuí, via e-mail, como método de coleta de dados em relação à população de rua existente na cidade. Além disso, foi necessário buscar reportagens, bem como pesquisas científicas e de coleta de dados em âmbito nacional, a fim de entender as necessidades específicas, bem como as legislações pertinentes do município. “Realizar um projeto que abrange um leque de necessidades é sempre um desafio. Foram muitas horas de pesquisas, bem como de projeto. Mas, ao mesmo tempo, o sentimento de projetar algo que tem o intuito de melhorar a vida das pessoas foi algo gratificante pra mim”, apontou.

Com base nas pesquisas realizadas, ficou evidente para Emanuelle a existência de carências e necessidades na população em situação de rua. “É perceptível que, sem pontos de apoio adequados, essas pessoas enfrentam uma crescente exclusão no contexto social, tornando-se cada vez mais vulneráveis. É necessário que estas tenham acesso a espaços seguros, nos quais sejam criados ambientes com toques de tranquilidade e acolhimento, o que pode ser alcançado por meio da utilização de materiais e cores estratégicas, por exemplo”, afirmou.

O espaço, como destaca a estudante, precisa ter uma atmosfera acolhedora, garantindo sempre a segurança dos usuários, além de uma sensação de pertencimento. “Nesse contexto, a arquitetura desempenha um papel fundamental, pois pode contribuir para criar um ambiente no qual as pessoas nessa situação tenham seu próprio espaço e privacidade, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de socializar e se reintegrar”, completa.

Após a graduação, agendada para o mês de abril, Emanuelle quer seguir estudando e buscando cada vez mais conhecimento para conseguir realizar projetos que possam, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.




Curso de Arquitetura e Urbanismo incentiva acadêmicos a desenvolverem perfil criativo e empreendedor desde o início da formação

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí incentiva, desde o início da formação, o estudante a desenvolver um perfil criativo e empreendedor, com visão crítica, consciência da realidade ambiental, social, econômica, técnica e cultural. Além disso, instiga os acadêmicos a estarem sensíveis às experiências do passado e com habilidades para transformar ideias em materializações no espaço arquitetônico territorial. 

A formação, que tem duração de cinco anos, é ofertada nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular. O curso é organizado em módulos com as disciplinas sendo ofertadas de acordo com a modalidade e relação entre os conteúdos abordados. Além disso, todos os anos, os acadêmicos farão um Projeto Integrador, para colocar todo o conhecimento adquirido em prática. 

A graduação em Arquitetura e Urbanismo forma profissionais generalistas, capazes de atuar nas áreas de edificação, urbanismo, paisagismo, patrimônio histórico, cultural e ambiental, onde poderão desenvolver projetos; trabalhar com arquitetura de interiores; planejamento urbano, regional e ambiental; mobiliário urbano; avaliações de impacto ambiental, fiscalização, direção e execução de obras; entre outras. 

O coordenador do curso, professor Igor Norbert Soares, destaca que a formação se notabiliza por oferecer atividades práticas, o que fomenta e insere o estudante no mercado desde o primeiro ano de graduação. “A ideia é pensar a formação pessoal e profissional dos acadêmicos. Eles passam por exercícios práticos e recebem embasamento teórico nas disciplinas, o que proporciona a entender a vivência da área desde o início”, ressalta.  

O professor comenta que o curso dispõe de laboratórios completos, voltados para a estrutura, conforto, área gráfica e digital. “Temos tudo que envolve a formação do arquiteto e urbanista. O estudante sairá completo do curso e preparado para o mercado de trabalho”, comenta. 

Um dos diferenciais do curso é a possibilidade de envolvimento dos acadêmicos em atividades interdisciplinares em projetos de pesquisa e extensão, e de integração com outros cursos, como de Design e Engenharia Civil, oportunizando ao estudante a troca de experiências entre as diferentes áreas.


Estudantes de Arquitetura e Urbanismo exploram inovação sustentável em visita técnica

Temas emergentes como sustentabilidade e mudanças climáticas têm instigado estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, que buscam o conhecimento acerca de soluções mais ecológicas em suas práticas de trabalho, a conhecerem in loco experiências concretas que evidenciam o quanto essa área cresceu e se desenvolveu no Brasil ao longo das últimas décadas.

Na Unijuí, os acadêmicos estudaram, por meio da disciplina de Arquitetura e Urbanismo na Contemporaneidade, tendências em temas como design bioclimático e tecnologias de energia renovável, entre outros assuntos essenciais para a formação de profissionais capacitados a atuar em obras sustentáveis, como é o caso das futuras instalações da Sicredi das Culturas RS/MG, que segue padrões internacionais de sustentabilidade. 

Por essa razão, após desenvolverem estudos de caso a partir de obras de arquitetos como Francis Keré e João Figueiras Lima, famosos por conceberem obras sustentáveis e humanizadas, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer uma obra local, que está sendo executada pelo Grupo Andora, de Porto Alegre, conhecido por realizar soluções construtivas modernas e sustentáveis. 

A visita técnica à obra, que aconteceu no final da tarde da última segunda-feira, 11 de dezembro, foi antecedida por uma palestra realizada no Museu Antropológico Diretor Pestana, pelo gerente regional administrativo financeiro,  Moacir Rossi, que é atualmente porta-voz da obra, e que mostrou aos alunos sobre todo processo de planejamento e de concepção do projeto. 

Rossi destacou que a obra segue os critérios necessários para que a construção obtenha a certificação máxima Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), selo utilizado em mais de 160 países, levando em consideração oito aspectos: localização e transporte; espaço sustentável; eficiência do uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; inovação e processos; créditos de prioridade regional. 

Para o professor da disciplina, Matheus Cargnelutti de Souza, “a visita técnica vem complementar os conteúdos desenvolvidos, ajudando os alunos a visualizarem aquilo que é estudado na sala de aula".

A disciplina de Arquitetura e Contemporaneidade teve a participação da doutoranda em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Aline Benso, que está concluindo sua tese sobre planejamento urbano e regional em municípios não-metropolitanos. Para a acadêmica, “obras como a nova sede da Sicredi são exemplos de como a ação de empresas e municipalidades é importante para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, e a atuação dos arquitetos é peça fundamental para isso”, conclui. 


TCC de Arquitetura e Urbanismo propõe hotel fazenda para o Distrito de Erval Novo, em Três Passos

Recentemente graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Carolina Gnoatto sabia, desde que ingressou na Universidade, qual seria o tema que abordaria no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ela propôs, atendendo à indicação da irmã, o projeto de um hotel fazenda, com o tema “Hotel Fazenda Traumen - Hotel Fazenda para o Distrito de Erval Novo - Três Passos/ RS”.

“A partir das pesquisas feitas, pude perceber que a região de Três Passos necessitava de algum tipo de lazer, de entretenimento, algo que pudesse incentivar o turismo. O hotel fazenda teria a finalidade de proporcionar aos seus visitantes momentos de descanso e de interação com a natureza”, explicou Carolina. 

Para produzir o TCC, a então estudante fez várias pesquisas bibliográficas, buscando saber como surgiu o ramo de hotelaria no Brasil e no Rio Grande do Sul, como se estruturava um hotel fazenda e qual a necessidade que seria suprida ao ser construído no local escolhido. 

“Fiz algumas entrevistas, também, com os moradores do local, para saber o que eles gostariam de ter em um hotel fazenda, o que eles esperariam do projeto”, comentou.

Já graduada, Carolina agora coloca todos os ensinamentos adquiridos durante o curso em prática. “Quero no futuro, se possível, construir o tão sonhado projeto de TCC, já que este foi projetado em uma propriedade da família”, disse.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.