COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ensino

Unijuí vai realizar o 10º Seminário Internacional de Alfabetização

Durante quatro dias especialistas nacionais e internacionais vão abordar sobre o processo de alfabetização e os seus diferentes desafios no X Seminário Internacional da Alfabetização. O evento, promovido pelo Curso de Pedagogia, será realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, entre os dias 20 e 23 de novembro.

O Seminário tem o objetivo de debater as dimensões políticas e interdisciplinar da alfabetização, na perspectiva de produzir propostas pautadas na lógica dos sujeitos e que contribuam na formação de cidadãos usuários e promotores de conhecimento.

Relacionado ao seminário, acontece o Evento Científico, que pretende publicitar trabalhos reflexivos de experiência pedagógica e de pesquisas na área da educação escolar e não escolar. As inscrições para podem ser feitas até o dia 30 de outubro pelo Portal da Unijuí

Confira a Programação do evento


Tem início Curso de Terapia Floral oferecido pela Unijuí

O Curso de Terapia Floral realizou, na última sexta e sábado, o início das atividades. O Curso aborda os diferentes sistemas que podem ser utilizados na terapêutica floral. As aulas são ministradas pela professora Janaíne Martins, especialista em Terapia Floral, com mais de 20 anos de experiência nessa área.

A turma realizará, a partir de agora, encontros mensais totalizando 180 horas. A Terapia Floral atua sobre as causas emocionais dos problemas interpretando cada caso e utilizando essências florais para catalisar as transformações em nossos modos de pensar que estão prejudicando o organismo e causando dores e aflições.

Com o curso, além de poder ajudar seus entes queridos, você será capacitado a atuar profissionalmente. Ainda, trata-se de uma ótima ferramenta de autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida. O curso ainda tem vagas disponíveis para os interessados.

As inscrições podem ser feitas através do site da UNIJUÍ ou pelo telefone 55 3332-0553, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br. O valor do curso pode ser parcelado. Alunos, ex-alunos e conveniados têm descontos especiais.


Aulão vai preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio

               

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um momento importante na vida de estudantes do ensino médio. Com o objetivo de auxiliar na preparação para a prova, a Unijuí e a Doctor Pré-Vestibular promovem o Aulão para o ENEM no dia 28 de outubro, nos Campi Ijuí e Santa Rosa. As inscrições para o intensivo são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Unijuí, porém as vagas são limitadas.

A atividade tem início às 9h em ambos os campi e acontece durante o dia todo. O Aulão abrange todas as áreas do conhecimento exigidas no Enem: Biologia, História, Química, Português, Redação, Física, Socilogia, Geografia e Matemática. Será um professor especializado para cada disciplina.

Confira a programação completa:


Protagonismo Estudantil em foco na 3ª Edição da MoEduCiTec

A 3ª edição da MoEduCiTec - Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica na Unijuí começa na segunda-feira, 02, com o tema “O Protagonismo Estudantil em Foco”. A programação tem início às 8h30, na Biblioteca Mario Osorio Marques.

O evento oportuniza espaço de formação na interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento, pela socialização de aprendizados e produções decorrentes de vivências em salas de aula.

Segundo a coordenadora do evento, Lenir Basso Zanon, são aceitos duas modalidades de trabalhos: relatos de experiência ou trabalhos de pesquisa. “A Mostra valoriza as experiências educativas, as práticas formativas bem sucedidas”, observa.

A Mostra abrange todas as áreas de conhecimento, bem como níveis e modalidades de ensino, com vistas à publicação de produções em Educação Científica e Tecnológica, decorrentes do ensino vivenciado em sala de aula.

Programação, dia 02 de outubro

- 7h30 - 8h30: Recepção aos Expositores e Organização dos Estandes

- 8h30: Solenidade de Abertura Oficial da 3ª MoEduCiTec – no Salão de Atos

- 8h45: Palestra de Abertura - "Relações entre Educação, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Cultura na Sociedade e Ambiente"; Dr. Décio Auler (UFSM)

- 09h30 - 16h: Visitação à 3ª MoEduCiTec

- 16h: Encerramento

A 36ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí são co-promotores do evento que também conta com o apoio do CNPq e Sinpro.


Promotora participa de aula com os cursos de Direito e Psicologia

No sábado, dia 26, a turma de “Psicologia Aplicada ao Direito” da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Betina Beltrame, recebeu a promotora Ana Paula Mantay. Na oportunidade os estudantes do curso de Direito e Psicologia participaram de uma roda de conversa.

Durante a aula, a promotora trouxe a partir de sua prática profissional de mais de 10 anos à frente a infância e juventude, questões sobre a interface Psicologia e Direito pontuando temas atuais como: depoimento especial, abrigamento, adoção e atos infracionais.

De acordo com a professora Betina foi um momento de muita troca e de aprendizagem, uma vez que a faz-se necessário a aproximação da academia com a prática profissional e em especial esse olhar multiprofissional frente os novos desafios que a sociedade vem exigindo dos futuros profissionais.


UNIJUÍ e SENGE realizam curso sobre PPCI em Ijuí

Diretor do Núcleo Noroeste do SENGE, Luiz Carlos Cruz Melo Sereno realizou a abertura oficial do curso em Ijuí, que teve turma lotada.

                    

Apresentar os principais assuntos relacionados às leis, regulamentações e normas técnicas a serem utilizadas para a elaboração dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio e capacitar os alunos e profissionais para o entendimento e elaboração de projetos na área de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco. Esse foi um dos objetivos do  curso Elaboração de PPCI no RS – Plano e Prevenção contra Incêndio, promovido pelo SENGE em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). 

Com alta procura, o curso ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto, no campus da UNIJUÍ, em Ijuí, e teve aulas ministradas pelas engenheiras Luana Ravanello e Aline M. Marcello. Como nas edições anteriores, a turma lotada atraiu profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura.

Além de compreender a dinâmica do fogo e desenvolvimento do incêndio, os alunos aprenderam sobre legislação e regulamentação técnica de segurança contra incêndio em edificações; resoluções técnicas do Corpo de Bombeiros do RS; Normas Técnicas ABNT-NBR e IT-SP aplicáveis; etapas processuais e documentação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI); utilização do SISBOM.

Em parceria com a Unijuí, também já foi realizado, recentemente, o curso de Gerenciamento de Projetos, além de desenvolver diversas outras ações, como palestras e participação em eventos acadêmicos.

                   


Festa do Folclore na EFA

Com o propósito de resgatar aspectos da cultura popular, a EFA realizou, no último sábado, 26, na Associação de Funcionários da Fidene (AFFI), a sua tradicional Festa do Folclore. 

A Escola convidou alunos e famílias para um grande momento de integração, através da realização de oficinas, jogos populares, brincadeiras e mostra de trabalhos. A abordagem da festa teve o Folclore pela ênfase ao valor do conhecimento do cotidiano, da cultura do povo, da sabedoria das coisas simples, ditas e expressadas com grande valor humano. 


 

O dia de atividades e vivências lúdicas e pedagógicas iniciou logo cedo, com a saudação da equipe diretiva a todas as famílias e alunos presentes. O momento artístico de abertura, valorizou o folclore gaúcho com danças tradicionais, realizadas pelos alunos Lucas Falcão e Sara Brito, do oitavo ano.

As tendas de brincadeiras e jogos ficaram a cargo das turmas do sexto  ao 3º ano do Ensino Médio, com a realização de pintura de rosto, dobradura, cama de gato, cinco Marias, pular elástico,  corrida do saco, ovo-choco, passa-anel, telefone sem fio, rodas cantadas, pescaria, alvos, boca do palhaço.

Em paralelo ao movimento das crianças e jovens, as famílias se mobilizavam para realização do almoço junto aos QGs. Com ampla participação do Conselho de Pais, que auxiliou na compra da Carne e organização do evento, a direção da EFA, através da diretora Maria do Carmo Pilissão, avalia o evento como  momento especial de  confraternização escola e Família num ambiente maravilhoso junto à natureza, como é a sede campestre dos funcionários da Fidene.  Também considera a festa um espaço privilegiado para significar o Folclore com a intencionalidade pedagógica da aprendizagem e valorização da cultura popular brasileira mais ampla, saindo da tradicional festa Junina, expandindo-se para a riqueza do folclore brasileiro. Conhecer, respeitar e valorizar a diversidade cultural é o grande objetivo da EFA.

 


Ações Sustentáveis reúne alunos para um debate sobre meio ambiente

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí, sediou na noite desta quinta-feira, 24, o Ações Sustentáveis: Debatendo o Meio Ambiente. Promovido pela Unijuí e Unijuí FM, o evento contou com palestras e relatos de projetos com a temática ambiental.

          

Em um primeiro momento, subiram ao palco os representantes das entidades convidadas a prestar seu relato. Entre elas, a Unijuí participou com o tema A Coleta Seletiva nos Espaços Institucionais, ministrado pelo chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Lucas Pereira dos Santos. Na sequência, apresentaram seus projetos a Unimed Noroeste RS, com a Gestão Ambiental na fala de Rosane Kinalski; e a ONG Bandeirantes do Verde, com o relato de Obiraja Gehm.

Ouça abaixo um trecho sobre cada projeto:

Na segunda parte da noite, a professora do DCVida na Unijuí e presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), Francesca Ferreira, abordou o tema Serviços ambientais ou Serviços ecossistêmicos. Logo depois, o promotor de Justiça do Estado do RS e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Dr. Daniel Martini, falou sobre Gestão Ambiental - Instrumentos Econômicos de Tutela Ambiental: Pagamento por serviços ambientais.


Seminário vai discutir "Complexidade, Educação e Civilização Planetária"

A Vice-Reitoria de Graduação e a Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão realizam Formação Continuada Docente - Sub Programa Formação Geral, na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto de 2017, às 13h45min, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

O tema “Complexidade, Educação e Civilização Planetária” será desenvolvido pelo professor Doutor Edgard de Assis Carvalho da PUC/SP. A mediação deste debate será realizada pelo professor Dr. Celso José Martinazzo e professor Dr. Sidinei Pithan da Silva.

A formação será transmitida simultaneamente para os Campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

        
Professor Doutor Edgard de Assis Carvalho. Foto: Sombradaoiticica

 


Jangada, Stand up e canoagem: desafios na EFA

Depois de um trimestre de estudos envolvendo as atividades de aventura na natureza e a construção de uma jangada apenas com materiais recicláveis, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da EFA puderam, de fato, colocar a mão na massa e testar a sua invenção, pensada e idealiza por eles nas aulas de Educação Física, de Física e Matemática, sob orientação da professora Eduarda Burckardt, Juliana Aozani e Carla Dal Molin , relacionando, assim, teoria e prática.

                  

Para o teste da Jangada construída pela turma, os estudantes se deslocaram, na última quarta-feira, 24/08, até a AREA (Associação dos Remadores e Esportes de Aventura de Ijuí), onde foram recebidos pelo presidente da associação, Evandro Luis Schvindt Bittencourt, e alguns integrantes que fizeram o treinamento com os alunos e acompanharam as atividades aquáticas.

Segundo a professora Eduarda, o momento foi de aprendizagem, diversão e integração entre os alunos e as diferentes disciplinas. Para o aluno da turma Gabriel Brizolin Fontana, a atividade foi excelente, pela possibilidade de testar e apreciar os resultados obtidos com a jangada e a relação do ser humano e a natureza.

A tarde foi marcada também pela prática da Canoagem, Stand up Paddle e big prancha.