Ações de comunicação do São Luiz de Ijuí são tema de trabalho acadêmico - Unijuí

Ações de comunicação do São Luiz de Ijuí são tema de trabalho acadêmico

Os acadêmicos do curso de Relações Públicas da UNIJUÍ Daniéli Alexandra Closs e Diego Ferreira dos Santos realizaram, no primeiro semestre letivo, um Plano Estratégico de Comunicação em Relações Públicas para o Esporte Clube São Luiz, de Ijuí.

O plano teve orientação do professor André Gagliardi, no componente Pesquisa e Planejamento em Relações Públicas. Na avaliação dos acadêmicos, além do aprendizado, a elaboração do Plano permitiu conhecer mais sobre a história do clube desportivo e compreender a sua comunicação externa e interna, propondo ideias e projetos para a melhoria da mesma.

Os acadêmicos tiveram a liberdade para escolher a organização pela qual iriam realizar o Plano. A escolha do Esporte Cube São Luiz partiu do interesse tanto pela história, já que se trata de um dos mais antigos clubes desportivos do Estado, completando 75 anos em 2013, quanto pelo desempenho do time, que no primeiro semestre participou do 1° Turno do Campeonato Gaúcho, na primeira divisão.

Para elaborar o Plano Estratégico, os acadêmicos seguiram algumas etapas, primeiramente conhecendo a história, a comunicação, os objetivos e os valores do clube para posterior análise e realização de um diagnóstico, oportunidade em que analisaram as ações de comunicação, internas e externas, do clube e propuseram ações.

Na avaliação da acadêmica Daniéli Closs, o Plano Estratégico de Comunicação em Relações Públicas serviu para fortalecer a certeza sobre a escolha profissional tanto dela quanto do colega Diego. “Percebemos a importância de pesquisar, planejar, organizar, executar, controlar e avaliar qualquer ação, não somente se tratando da comunicação em organizações, mas sim em toda a vida, pois sem perceber temos tudo planejado em nossa mente, nosso dia, nossos sonhos e objetivos. Se algo não ocorre como o planejado, precisamos saber lidar com as crises e resolvê-las da melhor maneira para não prejudicar nosso próprio empreendimento”.