EFA promove mesa redonda sobre o cenário político brasileiro - Unijuí

EFA promove mesa redonda sobre o cenário político brasileiro

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) promoveu na última sexta feira, 29 de abril, uma mesa redonda com os professores da área de Ciências Humanas, Josei Fernandes Pereira, Telmo Farias de Souza, Gilmar Walker e Sandra Nunes.

Participaram do evento alunos e professores das turmas do nono ano dos Anos Finais e do Ensino Médio da Escola. A pauta girou em torno do cenário político atual em nosso país. Durante a semana os professores promotores do evento instigaram os alunos a levantar questionamentos acerca da crise institucional pela qual passa o país. Estas dúvidas foram usadas como referência para construir o debate da sexta feira. A conversa contou com a mediação do professor de História, Josei Fernandes Pereira, e teve em sua abertura um fragmento de um vídeo do Filósofo Mário Sergio Cortela, que faz uma leitura sobre a importância do conhecer e participar da vida politica da sociedade e, acima de tudo, participar das decisões já que "os ausentes não tem voz".

A crise econômica, assim como a retração da economia, a desinformação, o discurso de ódio nas redes sociais, os conflitos que se transformam confrontos, foram algum dos aspectos abordados na mesa redonda. Conforme foram respondendo às perguntas, os professores deixaram a mensagem para os alunos que é difícil prever o que vai acontecer daqui para a frente. Contudo, falaram sobre a importância de buscar na História e na Sociologia, casos similares ao que vivemos no cenário da política atual, em que buscar entender o problema na fonte é uma forma de fazer uma leitura mais clara do momento que estamos vivendo.

Os professores avaliaram como positivo o debate, destacando a intensa participação dos alunos. A criticidade e a capacidade de argumentar e sustentar suas opiniões também, foi um aspecto enaltecido e considerado de extrema importância pelos professores em relação aos alunos, mostrando-se sujeitos ativos e pensantes, aptos a fazer a diferença na construção do futuro da política do nosso pais.