Professor da Unijuí orienta conquista de medalha em Olimpíada Internacional de Matemática - Unijuí

A competição é considerada a maior olimpíada de matemática interclasses do mundo.

O professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias Renan Gabbi, participou, como orientador, da conquista de uma medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2016, com os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista, situada na localidade de Linha Gramado, interior do município de Panambi, pelo seu desempenho estadual.

Mais de 60 mil estudantes de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da 6ª. edição brasileira da competição, a maior olimpíada de matemática interclasses do mundo.

Dentre mais de 4.000 classes ou grupos participantes, 752 dessas classes (do 4º. Ano do Ensino Fundamental à 3ª. série do Ensino Médio) dividirão as 82 medalhas de ouro, as 190 medalhas de prata e as 354 medalhas de bronze, além das 126 menções honrosas pelo excelente desempenho nacional nessa competição única que concilia a complexidade do raciocínio matemático com o trabalho colaborativo. Cada classe resolve apenas 1 prova, ao contrário das olimpíadas convencionais em que cada estudante resolve sua prova individualmente.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a maior competição educacional interclasses do mundo com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas. Foi criada em 1990, pela Academia de Strasbourg, órgão do Ministério de Educação da França inicialmente com apenas três países participantes (Alemanha, França e Itália) com objetivo de promover a integração entre os povos do mundo através da Matemática.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento  com apoio do CONSED – Conselho Nacional de Secretários da Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo e do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, instituição ligada à Fundação Itaú Social.

Equipe 8º ano: Medalha de Prata

Adriana Dallabrida