EFA recebe atletas para lançamento das Olimpíadas da Escola - Unijuí

EFA recebe atletas para lançamento das Olimpíadas da Escola

Para dar início ao projeto "Olimpíadas na EFA", o Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA recebeu, na manhã de segunda-feira, 08/08, a visita dos atletas Felipe Dal Molin e Rosana Nunes Ferreira e do ex-atleta Alex Lenz, para conversar com os alunos sobre suas experiências de vida através do esporte.

A maratonista Rosana Nunes Ferreira expôs no evento de lançamento das Olimpíadas da EFA diversos troféus e medalhas que conquistou nestes 11 anos em que compete profissionalmente. Em sua fala aos alunos, ela relatou sua dedicação e determinação para a prática do esporte e que, apesar de ter uma idade considerada avançada, ela ainda consegue obter bons resultados frente a atletas mais jovens.

Felipe Dal Molin é ex-aluno da EFA e atleta do Judô. Ele falou de seus passos como judoca e a felicidade que teve de encontrar o esporte que ama. Com vinte anos de idade, Felipe pratica o Judô há mais de dez anos. No último ano conquistou a faixa preta e vem se destacando nos mais diversos campeonatos em que participa, tanto no cenário nacional, como sul americano, levando consigo o nome da Equipe SOGI/EFA de Judô, projeto no qual a EFA está engajado.

Alex Lenz, ex-atleta profissional do Voleibol, com passagens por diversos clubes do Brasil e do mundo, além da Seleção Brasileira, contou um pouco de sua trajetória como atleta e o legado que o esporte trouxe para sua vida, não somente pelo títulos, mas sim pelas amizades e por diversas outras questões sociais que o esporte proporciona. Desde que se aposentou das Quadras, Alex coordena o projeto Ijui Pró-Vôlei, o qual atendeu desde 2009 mais de 13 mil crianças no Município de Ijuí.

A vice-diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, na abertura do evento, falou sobre a história das Olimpíadas como evento, que congrega centenas de atletas representando seus países através de diferentes modalidades esportivas.

A Olimpíada da EFA acontece no dia 17 de agosto e vai envolver todas as turmas dos Anos Finais e Ensino Médio. O evento está sendo organizado pelos professores de Educação Física Eduarda Virginia Burckardt, Marcos Maggio e Silvana Marchioro. Neste dia farão o revezamento da Tocha Olímpica no percurso entre a escola/sede acadêmica até o campus da Unijuí, com a presença da professora Aurea Bigolin, que conduziu a Tocha olímpica quando da passagem por Ijuí.

Durante o evento os alunos participarão de um  circuito de esportes olímpicos, como canoagem, voleibol, atletismo (corridas, saltos, arremessos), judô, futebol, tênis de mesa, esgrima. As crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais terão seu momento Olímpico na tarde de 11/08 envolvendo ginástica artística, atletismo com  saltos e corridas, ciclismo, futebol, desfile das delegações e suas bandeiras. O principal objetivo desse momento é refletir sobre o espírito olímpico e os valores agregados a este evento mundial com sede em nosso país neste ano.