“É impossível não relacionar o poder da mídia com o que acontece no país” - Unijuí

“É impossível não relacionar o poder da mídia com o que acontece no país”

A frase é do jornalista Moisés Mendes, que participou de debate promovido pelo Sinpro Noroeste e Unijuí.

Jornalista com vasta experiência, tendo atuado em diversos veículos na capital e no interior do Estado, Moisés Mendes abordou, na noite desta terça-feira, o tema “Mídia e Poder”, a convite do Sindicato dos Professores de Ijuí (Sinpro Noroeste) e da Unijuí, em evento da Formação Geral Humanista para estudantes e professores. A palestra foi realizada na Sede Acadêmica da Unijuí.

Mendes, que é ex-colunista e ex-editor especial do jornal Zero Hora, tem uma relação próxima com Ijuí, pois trabalhou na cidade ainda no início de sua carreira. “Minha relação com Ijuí é de afeto. Trabalhei em alguns veículos daqui, meus filhos nasceram na cidade. Além disso, os professores da Unijuí me ajudaram de forma decisiva na profissão de jornalista. Me considero um aluno da Universidade”, salientou.

Na sua fala inicial, o jornalista se debruçou sobre a atuação da mídia na atual conjuntura política do país e no processo de impeachment de Dilma Rousseff. “É impossível não relacionar o poder da mídia com o que acontece no país. Não existe neutralidade no jornalismo. A imprensa não ajudou a jogar luz sobre este processo”, defendeu.

Moises Mendes citou, também, a importância da pluralidade de vozes na imprensa. “A diversidade no jornalismo, que é uma coisa muito cara para nós, precisa ser preservada. Não admito, sob hipótese alguma, que alguém tenha sua liberdade de se expressar censurada”.

Mesmo adotando um tom crítico com relação ao jornalismo na atualidade, Mendes afirmou ser otimista com a profissão e com o papel do jornalismo na sociedade, afirmando, inclusive, que os jovens jornalistas têm a chance, diante das novas tecnologias, de criar e produzir conteúdo com relevância para a sociedade.

O jornalista também bateu um papo com professores e estudantes sobre diversos temas afins com o jornalismo e a política.