Pedagogia da Inovação e Metodologias Ativas foram tema de formação dos professores de Administração e Tecnologias da Gestão - Unijuí

No dia 07 de Fevereiro, os professores dos colegiados dos Cursos de Administração e de Tecnologia em Processos Gerenciais e Gestão Comercial, bem como os analistas dos Laboratórios de Gestão se reuniram no auditório do Sindilojas, em Ijuí, para alinharem as ações do primeiro semestre de 2017, nos respectivos cursos.

A Vice-Reitoria de Graduação incentiva e acompanha por meio da assessoria pedagógica estas formações, onde as especificidades dos Cursos são discutidas sob um enfoque de buscar conhecimento sobre o processo de ensinar e aprender com excelência acadêmica.

O encontro, organizado pelos coordenadores do Curso de Administração, integrou o programa de formação específica e oportunizou aos professores analisarem o atual contexto da sociedade, o mercado de trabalho e o perfil dos egressos e dos ingressantes nos cursos de Administração e Tecnólogos na Unijuí, e assim refletir sobre o perfil dos  docentes, suas práticas de docência e os desafios que esse cenário impõe a todos.

Primeiramente foi realizada a exposição acerca da Pedagogia da Inovação, em que a Profa. Lucinéia Woitchunas apresentou conceitos e importância da mesma, baseada no case da Universidade de Turku – Finlândia, tema que já foi objeto de estudo no COMUNG e também no Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, na Unijuí. Na sequência foram apresentados cases sobre metodologias ativas a partir de oficinas realizadas no Encontro Nacional de Administração – ENANGRAD 2016, em que a Profa. Fernanda Pasqualini falou sobre “Flipped Classroom - aula invertida”, o Prof. Luciano Zamberlan expôs o método de Aprendizagem Baseada em Times - TBL, o Prof. Ivo Ney Kuhn tratou de Técnicas de avaliação e de feedback em sala de aula, chamadas “Ponto Esclarecido” e o Prof. Gustavo Drews falou sobre a técnica do Pitch como uma estratégia de obter feedback da aprendizagem produzida e capacitar os estudantes para a exposição de suas ideias e argumentos de forma sintética, objetiva e consistente.

Os docentes e discentes dos Cursos de Administração da Unijuí tem sido frequentemente premiados, nos últimos anos, obtendo destaque na profissão, no cenário estadual, especialmente pelo Conselho Regional de Administração – CRA, seja no âmbito da produção de artigos, realizada por alunos, seja pela atuação docente, que tem obtido prêmios e jubileus de mérito no ensino. Também, alunos têm se destacado na Criatec, obtendo incentivos para avançar na inovação de seus negócios, como é o caso da Optimize que recentemente foi selecionada no Prêmio Inovação Sebrae, bem como, a equipe vencedora da Olimpíada Empreendedora que foi constituída por alunos do Curso. Isso mostra a qualificação de docentes e discentes dos Cursos de Administração da Unijuí mostrando a importância de avanços em propostas inovadoras, constantemente.