Licenciaturas discutem temas da atualidade e desafios na educação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Licenciaturas discutem temas da atualidade e desafios na educação

Encerrando a semana de atividades integradas à Semana Acadêmica das Licenciaturas Unijuí, o professor Dinarte Belato palestrou na noite desta quinta-feira, 20, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. Na ocasião, abordou o tema "Educação na Contemporaneidade", trazendo os principais aspectos históricos que influenciaram no desenvolvimento educacional brasileiro e novas perspectivas para os próximos anos.

             

O evento integrou a programação promovida desde o dia 17 de abril, com falas de especialistas sobre assuntos como Educação, Violência, o trabalho do docente e a Reforma no Ensino Médio.

Segundo Belato, a Educação no Brasil sofre com vários retrocessos que nos remetem desde a colonização e dominação do povo Europeu sobre o indígena. "Se destrói radicalmente todo um acumulado de conhecimentos e experiências; e se impõe a eles os interesses e estratégias do elemento dominador", comentou em entrevista na Unijuí FM.

O professor estima que, caso os Europeus não tivessem destruído essa natureza e sociedade que já se desenvolviam em território brasileiro, em 2.500 anos os povos indígenas teriam atingido um grau de desenvolvimento superior ao da Mesopotâmia. "É uma perda gigantesca de tesouros culturais que poderiam ter construído uma sociedade infinitamente mais rica", concluiu.

 Confira uma entrevista com o professor Dinarte Belato

Santa Rosa discutiu a educação na atualidade

Temas e dilemas da educação na atualidade foi o tema da Semana Acadêmica das Licenciaturas da Unijuí Campus Santa Rosa. O evento aconteceu durante toda a semana no Auditório Central do Campus.

            

Na primeira noite de evento os estudantes acompanharam a transmissão por videoconferência da palestra do professor doutor Marcos Flávio Rolim sobre educação, crime e violência.  Na terça-feira o tema foi a Reforma do Ensino Médio com os professores Sidinei Pithan, da Unijuí, e Ângela Blatz, egressa do Curso de Educação Física.

Nos dias seguintes as convidadas foram a professora Eloisa Borkenhagen Bohrer, que palestrou sobre Corporeidade e Expressão Corporal, e professora Maria Regina Johann que falou sobre formação docente na educação básica.

Para a professora Cleia Rigon Dorneles, coordenadora do curso de Educação Física e uma das organizadoras do evento, o saldo deste ano, no que diz respeito ao aprendizado, foi muito positivo. “Os questionamentos e a riquíssima participação dos estudantes neste ano foi encantador”. A coordenação do evento contou ainda com as professoras Cláudia Maria Seger e Maria Regina Johann. 

Na próxima semana, na sexta-feira, 28, uma palestra sobre Inclusão com o Escritor homenageado na 13ª Edição da Feira do Livro de Santa Rosa, Pablo Moreno, encerra as atividades da Semana Acadêmica das Licenciaturas do Campus Santa Rosa.

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.