Gênero e identidade é tema de debate em evento do Mestrado em Direitos Humanos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Gênero e identidade é tema de debate em evento do Mestrado em Direitos Humanos

Foto: Rafa Mallmann, bolsista do projeto Mídia e Sociedade: o Direito à Informação

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos (NEIDH), realizou mais uma edição do “Café & Conversa”, que este mês teve como tema: Gênero e identidade - perspectiva para entender a transexualidade. O evento, realizado no campus Ijuí, integra as atividades da disciplina de Direito, Sociedade da Informação e Democracia, no Programa de Mestrado em Direito, por meio do Mestrado em Direitos Humanos.

Para debater gênero e identidade participou do encontro a cabeleireira Vivian Proença, de Cruz Alta, que conversou com os participantes sobre a sua identidade como transexual. Em entrevista à Unijuí FM, ela falou sobre o preconceito que existe na sociedade: “A transexual nasce sofrendo preconceito, nascemos em uma sociedade que não está preparada para nos receber. A gente vive em um país que mais mata travestis e transexuais no mundo, então a gente precisa falar sobre isso”. Vivian explica que levou um tempo até iniciar sua luta. “Eu fiz a minha cirurgia com 19 anos e logo mudei a minha identidade e queria viver como mulher, sem que as pessoas soubessem que eu era transexual, mas depois percebi que eu estava vivendo uma mentira, porque a minha realidade é ser uma transexual e eu nunca tive que ninguém que me dissesse isso, então eu sinto que outras pessoas precisam ter esse suporte”.  

Vivian também apresentou dados sobre a situação dos transexuais no país. “A gente vive em um país em que de 2008 a 2014 foram registradas 604 mortes de transexuais. Em 2016 foi batido o recorde com 347 mortes dentro da comunidade LGBT, sendo que 42% dessas mortes são de pessoas transexuais. A gente tem que evoluir, a gente tem que ter empatia com todas as pessoas”, declarou.  A conversa foi mediada pela Profª Drª Joice Nielsson, do Curso de Direito da Unijuí, que tem se dedicado à pesquisa na área de gênero e contribuído bastante para estas discussões nos fóruns em que participa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.