EFA realiza Rodas de Conversa para debater assuntos propostos pelos alunos da Escola - Unijuí

Debater assuntos diversos, presentes na cabeça dos jovens foi o objetivo maior do “Vamos falar Sobre????”, evento organizado pela coordenadora pedagógica da EFA, professora Rosana Barros e o GECOM, Grêmio Estudantil Chico Mendes, na última semana do mês de Junho.

As turmas elencaram assuntos de seu interesse e a Escola convidou profissionais das áreas referendadas para a discussão, mediando uma conversa pautada por interrogações.

Para as rodas de conversa que aconteceram nas salas de aula, a turma C61, 6º ano recebeu o professor Josei Fernandes, que falou sobre Bulling, a C71, 7º ano, teve como moderadora a professora Rosana Barros, discorrendo sobre Amizade. O professor Josei também esteve na turma C81, 8º ano,  para debater o tema Homofobia, enquanto a turma C91, 9ºano recebia as psicólogas Adriana Van Der Sand e Carolina Gross para uma discussão sobre Distúrbios Afetivos.

O 1º ano do ensino médio, Turma 211, escolheu o tema Culturas Adolescentes e recebeu o Médico Psiquiatra Bruno Luiz Guidolin para mediar as conversas. Já a turma 221, 2ºano, optou falar sobre Escolha Profissional, e, para isso, a convidada da vez foi a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Sônia Fengler. O terceirão, turma 213 da EFA, recebeu a professora da Universidade, Joice Nielson, para uma conversa sobre Gênero Humano.

Conforme a professora Rosana, ouvir o jovem é muito relevante para a escola, pois eles têm uma série de dúvidas, ao mesmo tempo em que suas crenças têm fundamentação num diálogo, cuja iminência é primordial. "É necessária a mediação para que se quebrem tabus e se reforcem conceitos de cidadania, num processo que passa pelos bancos escolares", destaca a professora.