Paideia: grupo de estudos reúne professores e bolsistas para discutir educação - Unijuí

Paideia: grupo de estudos reúne professores e bolsistas para discutir educação

O “Paideia: Educação e formação humanas nas interfaces do ensino, pesquisa e extensão” é um grupo de estudos formado pelo grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio (GPEI) e pelo Grupo de Extensão Escola, Currículo, Conhecimento: práticas integradas e integradoras. Desenvolvendo atividades desde 2016, o grupo conta com a participação de 18 integrantes, reunindo professores e alunos de três departamentos da universidade, bolsistas da pesquisa e da extensão, professores de outras instituições, alunos do mestrado e doutorado e também professores de outros departamentos.

Desde 2016, o grupo se reúne para o estudo e discussão de textos teóricos relativos à filosofia da educação. Cada encontro tem um dos participantes como responsável pela apresentação geral do texto. “Após leitura prévia, apontamos o que consideramos mais interessante e, a partir daí as tematizações, discussões e debates são iniciadas”, conta a professora.

De acordo com a professora Vânia L. Fischer Cossetin, os dois grupos realizavam encontros quinzenais para a realização de leitura, estudo e discussão de textos, porém, com uma grande dificuldade de conciliar o horário dos docentes. Além do número considerável de professores que faziam parte dos dois grupos, o objeto de estudos de ambos também era o mesmo. Sendo assim, a ideia foi fundi-los. “Com isso, acabamos realizando o que há tempos desejávamos e que tem sido um dos grandes objetivos da Universidade, ou seja, articular ensino, pesquisa e extensão, numa ação interdisciplinar e interdepartamental”, relata.

Neste ano, seguindo a mesma dinâmica, uma obra foi elencada para estudo.  Conforme Vânia, no segundo semestre, a ideia é de que o grupo se coloque como um laboratório para a discussão de artigos e ensaios produzidos pelos participantes, a fim de potencializar futuras publicações de artigos, resumos expandidos ou projetos para mestrado e doutorado. “Um lugar para potencializar, incentivar e valorizar as pesquisas individuais e coletivas, mediante o estudo cooperativo e colaborativo de nossos próprios textos e artigos”.

De acordo com a professora, o Paideia colabora para o desenvolvimento dos acadêmicos e bolsistas. “Eles levam as discussões do Paideia para a sala de aula e tomam os temas e autores discutidos como inspiração e orientação de suas produções, a exemplo do que será produzido e divulgado no Salão do Conhecimento”.