“Conexão Brasil – Refugiados” é tema de Ciclo de Formação para Pesquisa e Extensão - Unijuí

Na tarde de quarta-feira, 16, o Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão realizou no Salão Azul, Campus Ijuí, atividade com a temática “Conexão Brasil – Refugiados” que envolveu bolsistas e acadêmicos da universidade.

A palestra ministrada pela fotógrafa e radialista, Lucineia Santos de Oliveira, formada pelo Seminário de Missiologia- JOCUM Maringa/PR, teve como objetivo mostrar o desenvolvimento de ações sociais, ajuda humanitária, trabalho em campos de refugiados Sírios, Afegãos, Iraquianos e Iranianos, os Direitos Humanos frente a realidade atual e a atuação dos profissionais das diferentes áreas nas situações de risco.

Conforme Lucineia nos campos de refugiados há assistência médica e psicológica continua. Além disso, o grupo luta para reivindicar melhorias para os refugiados, principalmente mulheres e órfãos. “Nós desenvolvemos trabalhos em todas as áreas de necessidade, desde receber e organizar os botes nas praias até a questão ambiental. Somos representantes, nos disponibilizamos a ficar e a ter equipes sempre presentes para que eles não fiquem sem assistência” comenta.

De acordo com ela, o Brasil não está longe de ter este choque cultural devido à grande migração de refugiados, pois é um país onde eles podem trabalhar. “Quando começamos a contar nos grandes centros urbanos, as pessoas já entendem e acreditam porque já estão convivendo. Já nas cidades que ainda não há uma grande migração de refugiados essa realidade parece distante, mas na verdade não está”.

Na segunda parte do evento, a analista de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, falou sobre a importância de realizar intercâmbio e as vantagens para a carreira científica e profissional.

O intercâmbio acadêmico agrega valor ao currículo e também proporciona aos alunos experiências profissionais e culturais. “Os estudantes têm a oportunidade de fazer um estágio internacional remunerado em algumas empresas, especialmente na Alemanha e na  Austrália, em áreas específicas de estudos como engenharias, agronomia e veterinária” salienta.

Além disso, permite aos acadêmicos uma melhor fluência em uma língua estrangeira e maior competitividade no mercado de trabalho, oportunizando uma rede de contatos, pesquisa e cooperação internacional. A Unijuí possui convênios com universidades na Europa e América Latina, abrangendo todas as áreas de estudo.