Festa do Folclore na EFA - Unijuí

Festa do Folclore na EFA

Com o propósito de resgatar aspectos da cultura popular, a EFA realizou, no último sábado, 26, na Associação de Funcionários da Fidene (AFFI), a sua tradicional Festa do Folclore.

A Escola convidou alunos e famílias para um grande momento de integração, através da realização de oficinas, jogos populares, brincadeiras e mostra de trabalhos. A abordagem da festa teve o Folclore pela ênfase ao valor do conhecimento do cotidiano, da cultura do povo, da sabedoria das coisas simples, ditas e expressadas com grande valor humano.

O dia de atividades e vivências lúdicas e pedagógicas iniciou logo cedo, com a saudação da equipe diretiva a todas as famílias e alunos presentes. O momento artístico de abertura, valorizou o folclore gaúcho com danças tradicionais, realizadas pelos alunos Lucas Falcão e Sara Brito, do oitavo ano.

As tendas de brincadeiras e jogos ficaram a cargo das turmas do sexto  ao 3º ano do Ensino Médio, com a realização de pintura de rosto, dobradura, cama de gato, cinco Marias, pular elástico,  corrida do saco, ovo-choco, passa-anel, telefone sem fio, rodas cantadas, pescaria, alvos, boca do palhaço.

Em paralelo ao movimento das crianças e jovens, as famílias se mobilizavam para realização do almoço junto aos QGs. Com ampla participação do Conselho de Pais, que auxiliou na compra da Carne e organização do evento, a direção da EFA, através da diretora Maria do Carmo Pilissão, avalia o evento como  momento especial de  confraternização escola e Família num ambiente maravilhoso junto à natureza, como é a sede campestre dos funcionários da Fidene.  Também considera a festa um espaço privilegiado para significar o Folclore com a intencionalidade pedagógica da aprendizagem e valorização da cultura popular brasileira mais ampla, saindo da tradicional festa Junina, expandindo-se para a riqueza do folclore brasileiro. Conhecer, respeitar e valorizar a diversidade cultural é o grande objetivo da EFA.