Educação e cultura digital: “Auleiro” é quem entrega informação e isso o Google substitui facilmente” - Unijuí

Doutor em Educação, coordenador da área Educação e Cultura da Universidade LaSalle, com experiência acadêmica na Espanha, Augusto Niche Teixeira esteve na Unijuí durante o 28º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE. Ele realizou a palestra de abertura, intitulada Educação em tempos de cultura digital, na noite da última quarta-feira e, na tarde desta quinta-feira, realizou uma formação para professores da Instituição, seguindo a mesma temática.

Ele é o convidado do Encontro Casual, na Unijuí FM, neste sábado, dia 18 de novembro. Confira destaques da entrevista:

Sobre a palestra de abertura do CRICTE

“Minha fala se concentrou na importância de entendermos como a linguagem da cultura digital reflete na educação. A gente pensa sempre em tecnologias, novas ferramentas e aplicativos, mas a grande preocupação está na cultura digital, não na tecnologia e si, o que mudou na forma de nos relacionarmos? Estamos conectados na web, acreditamos estar conectados entre nós e não estamos, de fato. Na verdade, temos perfis conectados a nós, e essa pseudo conexão acaba nos desconectando. Temos hoje tecnologia, muito desenvolvimento tecnológico, no entanto, nunca houve um tempo em que se soube tão pouco sobre o homem, sobre a humanidade, e isso tem dificultado o trabalho do professor e aluno em sala de aula”.

Formação e escolha da área

“Na condição de jovem, tencionado pela escolha da profissão, tive algumas crises, não que eu não tinha clareza no que queria fazer. Eu sempre quis impactar as pessoas. E, a área que eu escolhi não foi previamente desenhada desde a infância. Acabei me apaixonado por antropologia, sociologia, as áreas que formam o professor, e fui me forjando professor. Isso tudo me levou a entender que meu trabalho poderia impactar pessoas, acredito que ser professor é desenvolver pessoas, não desistir delas. Acredito que todo professor precisa entender que, muitas vezes, os alunos vão ao encontro de, talvez, a única oportunidade de ver algo brilhante no dia”.

Sala de Aula

"Existe a diferença entre professor e “auleiro”. Professor é aquele que se responsabiliza pelo ato docente, em busca da garantia da aprendizagem. “Auleiro” é quem entrega informação e isso o Google substitui facilmente, mas jamais vai substituir um professor."

A entrevista completa você ouve neste sábado, às 10h, com reprise no domingo, às 23h. Confira na 106.9!

Currículo de Augusto Niche Teixeira: Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Consultor associado da BeFormless - Inovação Estratégica. Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Projetista de portfólio disruptivo do Senac-RS, Departamento Regional. Possui formação e experiência internacional Madrid e Barcelona (Espanha) certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas do Mal e Bem-Estar na Docência, vinculado ao PPGEDU da PUCRS. Atuou como Coordenador de Pós-Graduação, Lato Sensu, no Senac-RS (mantenedora) - Criação dos Cursos. Trabalhou na Universidade LaSalle, como professor, vinculado à La Salle Business School & ao Pós-Graduação Lato Sensu. Atua na condição de professor nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da La Salle Business School. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade LaSalle. É Coordenador de Bolsa PIBID. É membro responsável pela formação continuada de docentes da Educação Superior da Universidade LaSalle. Coordenador dos Projetos da área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle e Studio Pop Cult; LaSalle Didactiqué; LaSalle Magister. Coordenador da implementação do Projeto Google for Education na Universidade LaSalle. Coordenador do Projeto ENADE.