Professoras e Bolsistas PIBID participam de Seminário em São Leopoldo - Unijuí

Professoras e Bolsistas PIBID participam de Seminário em São Leopoldo

As professoras coordenadoras dos subprojetos Interdisciplinar Educação Física e Letras – Português e Inglês, Fabiana Ritter Antunes e Maristela Righi Lang, respectivamente, e Biologia, Maria Cristeina Pansera de Araújo, bem como licenciandos bolsistas de ID do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Caroline Iziquiel Martins, Gabriele Scheleski e Tatiana Ribas participaram do II Seminário do Pibid da Região Sul - II EnlicSul - II Encontro de Licenciaturas da Região Sul - II Seminário Institucional Pibid/Unisinos, 2017. Participou ainda deste evento o doutorando Andres Julian Carreño Diaz, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que esteve fazendo estágio de doutorado na Unijuí, de 25 de outubro até 16 de dezembro desse ano.

Para além de socializar e assistir aos resultados de trabalhos de Iniciação à Docência, realizados durante o ano, foi possível enriquecer os conhecimentos e as reflexões sobre o processo de formação docente, com a palestra “Tornar-se professor no mundo de hoje: desafios para a formação e inserção profissional” ministrada pelo professor da universidade de Montreal/Canadá, Maurice Tardif.

Entre outras questões ressaltadas pelo professor, está a necessidade de desenvolver uma visão integrativa do processo de formação inicial de professores, sob a responsabilidade coletiva dos formadores da universidade e dos professores da escola com parcerias fortes, que permitam avançar nos conhecimentos teóricos e práticos. Isso é o que o PIBID/UNIJUI – CAPES tem feito nesses quatro anos de vigência.