Plano de Desenvolvimento do APL Celeiro é lançado no Câmpus Três Passos - Unijuí

Plano de Desenvolvimento do APL Celeiro é lançado no Câmpus Três Passos

Plano tem a organização dos professores Dilson Trennepohl e David Basso.

Na tarde de quarta-feira, dia 13, o auditório da UNIJUÍ Câmpus Três Passos, sediou o "Encontro de Lideranças e Empreendedores Regionais", promovido pela AGEL, AGDI e UNIJUÍ.

No evento foi lançado o Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Celeiro, organizado pelos professores do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) Dilson Trennepohl e David Basso. O evento teve a presença do reitor Martinho Luís Kelm, que salientou a importância das universidades no papel da educação para o processo de desenvolvimento econômico sustentável.

O APL Celeiro

Centrado na agroindústria familiar, em especial na cadeia produtiva do leite, o APL Celeiro inclui os produtores rurais organizados em cooperativa e sua articulação com empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes e outras cooperativas, associações e organizações voltadas à formação e treinamento, informação, pesquisa, promoção e financiamento.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento para o APL Celeiro tem o objetivo de construir uma identidade com base na realidade comum e nas externalidades econômicas que possam ser geradas e absorvidas pelos agentes que o compõe. Para dar conta disso, a construção do Plano segue uma metodologia com enfoque participativo e estratégico. Os organizadores do APL e a comunidade participam no processo de elaboração do Plano.

O processo de elaboração do diagnóstico representa um espaço para a participação, mobilização e conjugação de esforços dos agentes locais para estabelecer uma leitura da realidade local, contextualizada na dinâmica socioeconômica global, e possibilitar uma visão mais clara quanto aos rumos que devem ser seguidos, as estratégias e as ações priorizadas para atingir os objetivos escolhidos, contemplando as expectativas dos envolvidos.

Dessa forma, a metodologia adotada na elaboração do Diagnóstico para o Plano de Desenvolvimento privilegiou a realização de estudos e análises específicas e as discussões e reflexões conjuntas com os atores locais que fazem parte do APL, em diferentes fases de sua construção.