Projeto Rondon: equipe da UNIJUÍ embarca para uma nova operação - Unijuí

Projeto Rondon: equipe da UNIJUÍ embarca para uma nova operação

Grupo da Universidade desenvolverá atividades no município de Itabaiana, na Paraíba.

Com o desafio de realizar ações que disseminem a cidadania e capacitar comunidades, integrando eixos que compreendem as áreas da comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção, alunos e professores da UNIJUÍ irão representar a Instituição na Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, no Estado da Paraíba.

O grupo, formado por 10 pessoas embarca nesta quarta-feira para Porto Alegre e depois para João Pessoa, capital da Paraíba, onde participam da abertura oficial desta operação. E, no domingo, de ônibus, embarcam para o destino final, o município de Itabaiana, com 24 mil habitantes de acordo com o IBGE e distante cerca de 75 km da capital.

No município, os rondonistas vão desenvolver uma série de oficinas com a população local, entre elas: “Agropecuária de Subsistência”, “Fotografia: meu Bairro em Imagens”, “Produção de Materiais Informativos e Pedagógicos em Cidadania e Saúde”, “Oficina para Crianças: Produção de Brinquedos”, entre outras.

A equipe da UNIJUÍ fica na região do Nordeste de 24 de janeiro a 07 de fevereiro de 2015. É o terceiro ano consecutivo que a Universidade participa das Ações do Projeto Rondon. A coordenação é dos professores Paulo Scortegagna, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e Leonir Uhde, do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), os quais também coordenarão o trabalho de campo com os alunos selecionados.

“É uma honra e orgulho poder representar a instituição. Nessa próxima Operação, chamada de "Porta do Sol", pois é no estado da Paraíba que o sol nasce primeiro, tenho certeza que mais uma vez nossa equipe com alunos dos cursos de Comunicação, Design, Engenharia Civil, Educação Física, Nutrição e Medicina Veterinária vai realizar um excelente trabalho e representar de modo participativo, com criatividade, conhecimento, reponsabilidade e ética, a nossa Universidade, Ijuí e o Rio Grande dos Sul”, salienta o professor Paulo Ernesto Scortegagna, um dos coordenadores do Projeto na Universidade.

O Projeto Rondon visa contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando o mesmo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. Outro objetivo é consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, bem como estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.