Primeira semana do Projeto Rondon mobiliza Itabaiana, cidade do interior de Paraíba - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Primeira semana do Projeto Rondon mobiliza Itabaiana, cidade do interior de Paraíba

 

 

Cerca de 400 pessoas participaram das atividades nesta primeira semana de Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon.

Foram meses de trabalho e pesquisa que começaram a serem postos em prática a partir da abertura do Projeto Rondon em Itabaiana, dia 25 de janeiro, com o desenvolvimento de oficinas e a realização do seminário de Zoonoses e Saúde Pública. O povo de Itabaiana prestigiou o evento que aconteceu na praça Epitácio Pessoa. Na oportunidade, as duas equipes, UENP e UNIJUÍ, que desenvolvem atividades no município no conjunto de ações A e B, respectivamente, se apresentaram à comunidade. Houve, também, apresentações artísticas locais. Contabilizando todas as atividades desta primeira semana (abertura, oficinas, seminário e atividades conjuntas com a UENP) a participação foi de aproximadamente 400 pessoas.

O primeiro de atividades da Equipe da UNIJUÍ se concentrou na escola Nossa Senhora das Graças, na cidade. Foram desenvolvidas as oficinas Segurança do Trabalho, Corpo, Trabalho e Saúde, Comunicação e Design: Livro de Receitas e Segurança Alimentar e Nutricional. As primeiras três ações foram realizadas num sistema de rodízio pela parte da manhã, oportunizando a participação em todas as oficinas.

Na oficina de corporeidade, um grupo de pessoas participou de práticas de sensibilização dos cinco sentidos humanos construindo saberes teórico-práticos sobre visão, tato, olfato, audição e paladar. Na oficina de Segurança do Trabalho, foram desenvolvidos conhecimentos sobre cuidados básicos na relação corpo-trabalho com ênfase nas atividades associadas à cozinha. Foram apresentados os diferentes riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos vinculados ao processo do trabalho. Além disso, foi confeccionado um livro de receitas com ingredientes típicos da região, tendo como objetivo a socialização e o resgate de receitas e o aproveitamento dos alimentos.

Na parte da tarde todo o conhecimento construído foi colocado em prática na elaboração de receitas com aproveitamento total de alimentos, socialização e confraternização. A higienização na manipulação de alimentos também foi tratada.

Na terça-feira, 27 de janeiro, a oficina de Fotografia e Meio Ambiente foi direcionada para a Feira do Mangaio (produtos originários dos pequenos agricultores e da indústria doméstica) e áreas próximas. Os participantes, juntamente com os rondonistas, foram responsáveis por realizar um diagnóstico da situação atual da feira, observando problemas ambientais apresentados naqueles locais: como lixo no córrego, a infraestrutura na feira, as condições na comercialização dos produtos e o artesanato.

A equipe da UNIJUÍ também atuou no interior de Itabaiana. Na quarta-feira, 28, foram realizadas as oficinas de Saneamento Básico e Meio Ambiente, Ecodesign e Artesanato, Ação de Alimentação e Nutrição e Oficina para crianças na comunidade Lagoa do Rancho. Na oportunidade, foi abordado por meio de fotografias as problemáticas ambientais como esgoto e tratamento da água próxima à escola Cecília Lopes, onde foram realizadas as ações. Foram também confeccionadas peças artesanais com sementes, folhas e frutas da região. Além disso, foram desenvolvidos jogos e brincadeiras para crianças e, na ação nutricional, a ênfase foi o auxílio aos hábitos alimentares e problemas de uma alimentação incorreta.

Atividade semelhante, utilizando fotografia, aconteceu na escola Nossa Senhora das Graças na quinta-feira, 29. O foco foram as belezas naturais e arquitetônicas da cidade. A linguagem fotográfica, que inclui ângulos e planos, foi abordada antes da saída a campo na oficina de Fotografia, Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural e Arquitetônico. O primeiro lugar a ser visitado foi a ponte do distrito de Guarita. A partir dos registros feitos pelos participantes da oficina, com auxílio dos rondonistas, foi possível desenvolver diferentes produtos artesanais na oficina Design e Comunicação Turística: calendário, artesanatos e porta-retratos. Os propósitos da oficina foi a valorização e a divulgação dos pontos turísticos da cidade, gerando novas possibilidades de rendas alternativas.  

Na oportunidade, estiveram acompanhando as atividades desenvolvidas pela UNIJUÍ o coordenador da Operação Porta do Sol, Comandante José Paulo da Cunha Victorio e o Ministro do Superior Tribunal Militar, Major José Barroso Filho.

Sexta-feira foi dia de ir para o interior do município. A ação dessa vez aconteceu na escola 31 de Março, localizada na comunidade Mendonça dos Moreiras. Foram desenvolvidos na comunidade Ação de Alimentação e Nutrição, jogos e brincadeiras com crianças, debate sobre zoonoses e saúde pública e condições propícias para o desenvolvimento das doenças como leptospirose e raiva, além de qualidade da água e manutenção de cisternas.

Outra atividade desenvolvida na comunidade foi a Ação de Saúde com foco na prevenção e promoção da alimentação saudável. Durante a oficina foram realizadas avaliações do estado nutricional e orientações em relação à alimentação. Também foi preparado um bolo de banana com aveia em que foram utilizadas as cascas da fruta. O objetivo: promover o consumo da totalidade do alimento, ou seja, sem desperdício.

O município de Itabaiana é conhecido como a Rainha do Vale do Paraíba, localiza-se no agrupamento das regiões do Agreste e Brejo Paraibano e na microrregião Agropastoril do baixo Paraíba.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.