Projeto Cidadania para Todos inicia atividades na escola Pedro Speroni em Santa Rosa - Unijuí

Durante o encontro houve a apresentação das diretrizes do projeto e explicação de como serão realizadas as oficinas na escola.

Na manhã de sábado, dia 21, iniciaram as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ, na Escola Municipal Pedro Speroni, localizada no bairro Cruzeiro, em Santa Rosa.

A escola foi selecionada para ser o projeto piloto em Santa Rosa e está contando com a parceria e apoio da Frente Parlamentar de Combate à violência contra a mulher, da Câmara de Vereadores de Santa Rosa.

A Coordenadora do Projeto Cidadania para Todos, Ester Eliana Hauser e a professora responsável pelo projeto em Santa Rosa, Lurdes Aparecida Grossmann, ministraram a primeira oficina de formação de professores com as técnicas dos círculos restaurativos e a comunicação não violenta. Na oportunidade também foi entregue a diretora da escola a proposta do cronograma de trabalho para o primeiro semestre de 2015.

Segundo a professora Lurdes, o Projeto irá promover a educação para a cidadania, envolvendo toda a comunidade escolar, por intermédio de oficinas e palestras, norteadas pelas práticas restaurativas e estruturadas a partir de eixos temáticos que tem a cidadania e os direitos fundamentais como aspectos transversais.

Sobre o Projeto

O Projeto de Extensão Cidadania para Todos é desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Direito e tem como objetivo promover a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais consagrados na legislação, cuja efetivação é necessária para a emancipação dos indivíduos e da comunidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

O Projeto proporciona a criação de espaços públicos que garantam o exercício da cidadania, ações individuais e coletivas que busquem a efetivação de direitos fundamentais. Tem o intuito de fazer que os indivíduos sejam mais atuantes na sociedade de forma a cumprir o papel de um verdadeiro cidadão.

São realizadas atividades como palestras, oficinas e debates em escolas e entidades. Além disso, o projeto participa de eventos que promovam a cidadania, levando informações a fim de contribuir para a solução de problemas e sanar dúvidas referentes aos direitos e deveres do cidadão.