Empresa incubada Simula e Aprova é inaugurada - Unijuí

Empresa incubada Simula e Aprova é inaugurada

A incubada apresentou o Simula ENEM e o Simula ENADE ao público

Na noite desta terça-feira, 17, a incubada da Criatec Simula e Aprova realizou um evento na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) para apresentar a empresa e seus produtos ao público. A equipe formada por Marcos Paulo Griebeler, João Kettner, Luis Kettner, Leonardo Graber, Paulo Amaral, Felipe Machula e Andressa Pizzolotto falou sobre o início das atividades, em novembro de 2014, a partir da incubação na Criatec. Segundo Marcos Griebeler, a empresa foi formada com o objetivo de facilitar o aprendizado e o preparo de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), oferecendo ferramentas online.

O evento contou com a presença de professores, coordenadores e diretores de escola, empresários, representantes de entidades da área da educação, da Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí (AGIT) e da Criatec. Para Maria Odete Palharini, analista de negócios da Criatec, aliar tecnologia e educação é fundamental. “A Incubadora está ligada à Unijuí, o que torna muito importante contar com uma empresa que investe em educação, é um grande ganho de qualidade na prestação de serviços e o nosso objetivo é investir em inovação”, destacou.

SIMULA ENEM – João Kettner, sócio da empresa, explicou que há um número crescente de pessoas que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio todos os anos: “Só em 2014 foram cerca de 10 milhões de candidatos e apenas 35 mil obtiveram nota superior a 900 pontos na prova”. Segundo ele, o Simula ENEM foi desenvolvido para auxiliar o preparo dos estudantes.

Para utilizar o simulado, o estudante precisa fazer o cadastro no site da empresa. A partir disso ele passa a ter acesso a um banco de dados com mais de 1500 questões provenientes das provas realizadas nos últimos dez anos, divididas entre os quatro temas que compõem o ENEM. O usuário também tem a opção de realizar o simulado com contagem de tempo, na mesma proporção que a prova real. Além de ter acesso ao seu histórico de desempenho, o candidato ainda participa de um ranking para avaliar seu resultado em relação aos demais usuários. O simulado também pode ser utilizado por instituições de ensino, que podem criar um ranking particular para seus alunos.

De acordo com Marcos Griebeler, a redação também fará parte da preparação para a prova. “A cada mês um tema será lançado no site do Simula e Aprova, a redação será corrigida por profissionais e o usuário receberá sua nota e pareceres sobre o texto corrigido”, destacou.

SIMULA ENADE – Segundo os sócios da empresa, em dois meses deve estar acessível também o Simula ENADE. O simulado deve disponibilizar questões de todas as provas aplicadas pelo exame para todos os cursos. No entanto, a prioridade será oferecer incialmente a preparação para os cursos que serão avaliados em 2015.

Fonte: Agência Experimental de Comunicação Social da Unijuí – Usina de Ideias