Projeto Cidadania para Todos realiza mostra de cinema na Escola Pedro Speroni - Unijuí

Projeto Cidadania para Todos realiza mostra de cinema na Escola Pedro Speroni

Na tarde de quarta-feira, dia 25, ocorreu a primeira mostra de cinema na Escola Pedro Speroni, no Bairro Cruzeiro, em Santa Rosa. O evento foi promovido pelo Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ.

Os alunos assistiram o curta “Sophia”, filme que participou da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, exibido na UNIJUÍ. Direção de Kennel Rógis, o filme é um retrato sensorial de uma criança com deficiência auditiva. Ao retratar a busca da mãe de Sophia para entender o mundo sem sons da filha, os espectadores são levados a participar de uma experiência fílmica que busca representar, por meio de um trabalho de som minucioso, como é o mundo para aqueles que não conseguem perceber seus sons e ruídos. O curta tem o objetivo de fazer com que as pessoas percebam a vida por uma nova perspectiva, no lugar do outro.

De acordo com a bolsista do Projeto de Extensão Cidadania para Todos, Daiane Santos de Lima, o filme chama a atenção dos estudantes para a inclusão social, não somente das pessoas com deficiências, mas também dos “excluídos” na escola e na sociedade. “Conviver com as diferenças foi o grande propósito da tarde, sendo que após o filme, aconteceu um debate sobre inclusão social e possíveis soluções para o problema”.

O evento foi conduzido pelas alunas do Mestrado de Direitos Humanos, Janaina Soares Schorr e Renata Maciel e também da bolsista do projeto, Daiane.