UNIJUÍ oferece gratuitamente serviço de Mediação de Conflitos à comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ oferece gratuitamente serviço de Mediação de Conflitos à comunidade

 
 

O Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução” é promovido pelo curso de Direito da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, os agendamentos poderão ser realizados através do Escritório Modelo. 

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazendo parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Eles podem ser ignorados, ou podem também, ser sanados e transformados em elemento auxiliar na evolução da sociedade, contribuindo para o surgimento de idéias novas e diferentes pontos de vista, interesses e valores.

O Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução” desenvolvido pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), através do curso de Direito da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, visa o tratamento de conflitos sociais a partir da utilização de mecanismos alternativos.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, professora Fernanda Serrer, o que nem todos sabem é que para resolução de um conflito, não é necessário uma ação judicial. “Podemos buscar métodos de solução alternativos. A mediação, a conciliação e a negociação são procedimentos ainda pouco explorados, adotados para resolução extrajudicial de controvérsias por meio do diálogo, nos quais o objetivo principal é a resolução pacífica para os desentendimentos, sem necessariamente acionar o Judiciário”.

Fernanda também ressalta que as mais variadas formas de conflitos, desentendimentos familiares, discussões entre vizinhos, problemas relacionados com a aquisição de produtos ou contratação de serviços, poderão ser solucionadas sem o intermédio do Poder Judiciário, trazendo inúmeros benefícios para as partes e para a sociedade em geral, como a diminuição do volume de processos judiciais, a celeridade e a eficácia nos resultados, a redução do desgaste emocional e do custo financeiro das partes e a maior facilidade de comunicação e, consequentemente, a melhoria e a harmonização dos relacionamentos interpessoais.

Estes serviços são oferecidos de forma gratuita à comunidade em geral, realizando previamente o agendado, junto ao Escritório Modelo da UNIJUÍ ou através do telefone 3511-2111. O atendimento é realizado pelos acadêmicos de direito, que buscam junto aos envolvidos, formas pacíficas de solucionar o conflito, assistindo e conduzindo os envolvidos, para desenvolverem de forma mútua propostas que ponham fim ao conflito. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.