Unijuí sedia o V Seminário Institucional do PIBID – UNIJUÍ/CAPES – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. - Unijuí

O evento que ocorreu na manhã do último sábado, dia 20 de junho, no Salão Azul, envolveu acadêmicos, professores da UNIJUÍ, professores, supervisores e equipes diretivas das escolas parceiras: Anita, Centenário, Instituto Estadual de educação Guilherme Clemente Koeller – Polivalente – e 25 de Julho.

A coordenadora do PIBID/UNIJUI, professora Taíse Neves Possani, deu boas vindas ao grupo e explanou sobre a importância do programa como possibilidade de transformação no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que o PIBID permite uma formação diferenciada, já que há formação teórico/prática dos futuros docentes, pois os acadêmicos participam de um trabalho colaborativo entre universidade e escola de educação básica. Falou também acerca do compromisso do Programa com a Educação Nacional e de como os bolsistas devem estar envolvidos plenamente com essa questão.

Na sequência, ocorreu a palestra do Professor Dr. Otávio Maldaner, professor do Programa de Pós-graduação Graduação em Educação nas Ciência da UNIJUÍ. O professor em sua fala intitulada "Conhecimento de Professor nas Interlocuções Pedagógicas nas Salas de Aula" abordou o tema da docência e, a partir de uma analogia com Programas de Iniciação Científica, possibilitou a reflexão de como o PIBID pode ser entendido e deve avançar no entendimento acerca do processo de ensinar e aprender, a partir de um viés interacionista.

Ao final, os presentes puderam interagir com o professor, fazendo perguntas e colocações. Ao longo da manhã puderam também apreciar a exposição de trabalhos realizados pelos bolsistas dos Subprojetos de Pedagogia e Interdisciplinar.